Na manhã da terça-feira (11) a diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco – COSEMS PE se reuniu, em sua sede, localizada na região central do Recife, para discutir pontos importantes para saúde pública municipal. Inicialmente o presidente Artur Belarmino abiu o encontro destacando os principais pontos que foram: a reunião da CIB, do mês de julho, as Cirurgias Eletivas e o Diagnóstico Situacional da Saúde Digital – SUS Digital.
Em sequência, Eduardo Bezerra, Diretor Geral de Vigilância Ambiental, fez uma apresentação sobre a febre Oropouche, doença virial transmitida pelo mosquito do maruim, que vem acometendo a população e precisa de atenção em todo o território brasileiro. “Vínhamos, há alguns anos, monitorando no campo epidemiológico e investigando alguns casos de óbito. Como é uma doença muito semelhante a dengue, a proposta lançada junto à SES, que deve ser levada aos municípios é incluir a doença no plano de Plano Enfrentamento às Arboviroses e assim podermos monitorar mais de perto os casos”, comentou o diretor geral.
Outro ponto tratado na reunião foi Análise do Diagnóstico Situacional de Saúde Digital, apresentado por Severino Catão, representante no GT Tripartide de Saúde Digital. No momento da apresentação foram-se destacadas as fases da adesão digital, que se deu em 100% no estado de Pernambuco, e que após o preenchimento dos formulários, pelos municípios, já se tem o diagnóstico situacional das 4 regiões macro. “A ideia agora é que, no próximo encontro, o diagnóstico seja apresentado aos municípios e assim possamos continuar evoluindo na tecnologia, que proporciona ainda mais qualidade no serviço prestado pela saúde pública”, falou o presidente Artur Belarmino.
Outras pautas abordadas pela direção do conselho foram o Reconhecimento do Cosems como entidade pública, que está em andamento para aprovação, em breve na Assembleia Legislativa – Alepe e o programa de cirurgias eletivas, assim como a das filas.