O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), associação fundada no ano de 1987, está entre os cinco primeiros conselhos estaduais que, no Brasil, se constituíram para garantir uma política de saúde pública de qualidade, integral, universal e com controle social, hoje consagrada na Constituição com a denominação de Sistema Único de Saúde (SUS). É formado por gestores de Saúde, representantes das cidades pernambucanas eleitos em Assembleia Geral a cada dois anos, para comporem a Diretoria Executiva, a Diretoria Executiva Ampliada, o Conselho Fiscal e a representação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em conformidade com estrutura organizativa estatutária.

O Cosems/PE, ao longo da sua história, guarda a marca de uma entidade autônoma, independente, suprapartidária, com forte atuação política, com clareza de objetivos e pautas propositivas permanentes para que os municípios sejam os protagonistas na permanente construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com diversos grupos de trabalho e estudos como suporte em conteúdos relacionados à política de Saúde Pública.

Ao longo desses 31 anos, tem se consolidado como uma entidade que tem seu espaço político e sua luta reconhecida nas diversas instâncias. Destaca-se pela grande mobilização social em defesa da saúde do povo pernambucano, mantendo, na pauta de discussões, temas de grande relevância que impactam, diretamente, a vida das pessoas, e a defesa dos princípios e diretrizes do SUS, através de documentos construídos em encontros e congressos a exemplo de cartas, notas, manifestos e participação em eventos a favor de um serviço público de Saúde com qualidade. O fortalecimento do SUS muito se deve à sua atuação em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).