por Gizelly Felix

O XII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco teve início na manhã da última terça-feira (10) com a promessa de um grande retorno aos encontros que tem como objetivo principal defender esse SUS que dá certo. Um dos marcos deste dia foi o ciclo de palestras nos dois seminários que lotaram as salas Lisianto e Rosa, no Centro de Convenções do Hotel Canariu’s de Gravatá. Foram abordados, simultaneamente, os temas: Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos e Orçamento no Cotidiano da Gestão Municipal.

O seminário Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos contou com a palestra do procurador Federal e coordenador da Câmara Permanente de Licitações e Contratos da Procuradoria-Geral Federal, Carlos Henrique Benedito Nitão Loureiro com coordenação de Artur Belarmino de Amorim, que é vice-presidente do COSEMS-PE e secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira/PE. O seminário Orçamento no Cotidiano da Gestão Municipal contou com a palestra do assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Daniel Faleiros com coordenação de Ana Maria Martins Cezar de Albuquerque, vice-presidente Regional I e secretária de Saúde do Cabo de Santo Agostinho/PE.

Fotos: Francisco de Assis Primo

Daniel chamou a atenção dos participantes sobre as nuances da Nova  Lei de Licitações, frisou sobre a complexidade de ser um gestor público e reforçou a importância de estar atento aos preceitos legais para a administração pública. “Não podemos deixar nada passar, a nova lei é complexa e os serviços e fornecimentos são contínuos, o que vai exigir muito do financeiro e do planejamento”, declarou o assessor do CONASEMS.

Foto: Francisco de Assis Primo