Na tarde desta segunda-feira (4), a Faculdade UniFTC, em Petrolina, sediou mais uma reunião da Comissão de Co-Gestão da Região Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco – CRIE PE-BA. O encontro contou com a participação do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Elídio Moura, que representou a instituição nas discussões.

Durante a reunião, foram abordadas pautas fundamentais para o fortalecimento da gestão interestadual do Sistema Único de Saúde (SUS), como a apresentação do resumo da XLV Reunião da CRIE PEBA, a definição da composição dos municípios no Regimento Interno e a formação de grupos de trabalho para avaliar a capacidade instalada dos estados da Bahia e Pernambuco. O objetivo desses grupos é subsidiar a redefinição das pactuações entre os dois estados.

Entre os destaques da programação, estiveram os painéis com dados da Macrorregião Interestadual de Saúde (MIS PEBA), apresentados pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SEMS/PE), com foco no contexto da Rede Alyne. Também foram debatidas a situação da Rede Alyne nos dois estados e o andamento do Planejamento Regional Integrado (PRI), além de informes sobre a formalização da MIS na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e sobre o VI Congresso de Formação para o SUS e VII Simpósio de Residências em Saúde (CONGREFOR), previsto para acontecer em breve.

Durante sua fala, o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, destacou a importância da cooperação entre os estados para garantir o acesso da população a serviços de saúde resolutivos e integrados. “A Rede PEBA é uma construção estratégica do SUS que mostra como a união entre estados pode ampliar o cuidado e facilitar o acesso da população aos diversos níveis de atenção. Já o PRI, que também pautamos aqui, é uma ferramenta essencial para que possamos planejar regionalmente a oferta de serviços com mais eficiência, equidade e qualidade. Essa co-gestão é o caminho para superarmos barreiras históricas e garantir mais saúde para todos”, afirmou Elídio.

A Rede PEBA, criada em 2011, é uma macrorregião interestadual de atenção à saúde que integra municípios da Bahia e de Pernambuco, com o objetivo de organizar e articular os serviços de saúde da região do Vale do Médio São Francisco. Já o Planejamento Regional Integrado (PRI) é uma estratégia do SUS que visa a organização regional da oferta de serviços, por meio da articulação entre os diferentes níveis de gestão (municipal, estadual e federal), promovendo a integralidade e a equidade no cuidado em saúde.