Nos dias 26 e 27 de junho, em Brasília, ocorreu a Oficina de Indicadores do PQA-VS 2024, organizada pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Ambiental do Ministério da Saúde. O evento contou com uma vasta programação e reuniu representantes de diversos municípios brasileiros, incluindo vários gestores pernambucanos, para compartilhar experiências e discutir melhorias nos indicadores de vigilância em saúde.
Logo após a abertura, deu-se início à mesa de apresentação dos indicadores das cidades de Chapadão do Sul (MS), Balneário Gaivota (SC), Votuporanga (SP) e Salgueiro (PE). Emanoel Fhilipe, enfermeiro sanitarista da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Salgueiro, apresentou o indicador 14: “Proporção de notificações de violência interpessoal e autoprovocada com o campo raça/cor preenchido com informação válida.”
Na parte da tarde, Gelson Manuel Neto, diretor da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Serrita (PE), representou a “Proporção de salas de vacina com alimentação mensal das doses de vacinas aplicadas e da movimentação mensal de imunobiológicos no sistema oficial de informação do Programa Nacional de Imunizações de dados individualizados, por residência.”
Para Alessandra Noé, Secretária de Saúde de Carnaíba (PE), que também esteve presente, compartilhar as experiências vividas no território é de extrema importância para os indicadores reais. “Conhecer as experiências dos demais municípios que, assim como nós, se destacaram em suas ações e resultados alcançados é de grande importância para que possamos avançar ainda mais na qualificação do SUS municipal com novas práticas de assistência, monitoramento de dados e gestão, além de contribuir para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Vigilância em Saúde”, enfatizou.
Samara Callou, Secretária de Saúde de Terra Nova, destacou a honra de participar da Oficina de Indicadores do PQA-VS 2024. Terra Nova foi um dos 71 municípios convidados por terem recebido o Certificado de Reconhecimento de Honra ao Mérito na 17ª EXPOEPI pelo desempenho superior dos indicadores do PQA-VS nos anos de 2014 a 2021. “Esta oficina traz as experiências exitosas desses municípios, que podem ajudar muitos outros no desenvolvimento das ações de saúde e vigilância, não somente no alcance de metas, mas para a melhoria dos serviços de saúde”, ressaltou.
A mesa que encerrou o dia de discussões na tarde desta quinta-feira (27) teve como tema a cobertura vacinal, com “a proporção de vacinas selecionadas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 1 ano de idade”, moderada pelo diretor do Programa de Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), Rivaldo Venâncio da Cunha.
O evento reuniu municípios de todo o Brasil que obtiveram bons resultados nos indicadores do PQA-VS em 2023. Em Pernambuco, cinco municípios foram convidados: Terra Nova, Salgueiro, Terezinha, Serrita e Carnaíba. Gessyanne Vale Paulino, representante do Núcleo do Conselho das Secretarias Municipais de Pernambuco, expressou sua satisfação em ver os municípios se destacando a nível nacional com experiências exitosas que podem servir de modelo para outras unidades do país.
Outros municípios brasileiros, como Amarante (MA), Anicuns (GO), Terra Roxa (PR), Cariri do Tocantins (TO), Paulo Frontin (PR), Piquet Carneiro (CE), Espírito Santo (ES), Marechal Deodoro (AL), Avaré (SP), Cianorte (PR) e Jaguaribe (CE), também apresentaram e debateram seus temas durante o evento.
O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo o acesso integral a ações e serviços de qualidade.