
O município de Poção, no Agreste pernambucano, vem ganhando projeção nacional com uma iniciativa que une diferentes setores da gestão municipal para promover acolhimento e reabilitação de pessoas com deficiência. O Programa Mães e Filhos, idealizado pelo fisioterapeuta e coordenador municipal de fisioterapia e práticas integrativas, Dr. Elton Guedes de Brito, é uma experiência exitosa que tem se tornado referência para outras cidades e estados do país.

A proposta, que aposta na abordagem intersetorial e humanizada, tem sido reconhecida por importantes instituições da Saúde Pública brasileira. Durante a 19ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, o projeto foi premiado duas vezes, representando com excelência a Região Nordeste e o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE).
Entre os prêmios recebidos estão:
- Prêmio IdeiaSUS, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que valoriza práticas inovadoras alinhadas aos princípios do SUS – universalidade, equidade e democracia;
- Prêmio Geral CONASEMS por Região – Nordeste, concedido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que reconhece as melhores práticas de gestão e assistência em saúde no país.
No último dia 10 de julho, o trabalho foi apresentado na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e passou a integrar a plataforma IdeiaSUS, que reúne experiências exitosas de saúde pública de todo o Brasil.
O “Programa Mães e Filhos: Ação Intersetorial no Acolhimento e Reabilitação da Pessoa com Deficiência” é fruto de um esforço coletivo que integra diferentes áreas da gestão pública em prol de uma saúde mais inclusiva, empática e transformadora. Com essas conquistas, Poção passa a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional, inspirando gestores e profissionais de saúde a replicarem ações semelhantes em seus territórios.
Para o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, a premiação reforça o papel fundamental das gestões municipais na construção de um SUS mais forte e próximo das pessoas: “Poção tem nos dado um exemplo de como o trabalho intersetorial e comprometido com a população pode gerar resultados concretos e transformadores. Essa experiência não apenas orgulha Pernambuco, mas também aponta caminhos possíveis e eficazes para todo o Brasil”.
