O COSEMS/PE inicia seu cronograma de discussões de 2020 com uma reunião, realizada na manhã desta sexta-feira (10), com gestores e técnicos da I Região de Saúde e representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O objetivo é a apreciação de um documento que trata dos compromissos a serem assumidos pelos municípios visando melhorias ao funcionamento da Rede Materna e Infantil. 

Intitulado “Proposta de Readequação da Rede Materna e Infantil”, o documento conta com a contribuição dos 19 municípios que integram a I Região de Saúde e apresenta propostas de organização, também, ao acesso das usuárias à Rede. Entre os pontos abordados, há o componente Pré-natal, Parto e Nascimento e o Sistema Logístico do Transporte Sanitário. 

“Essa proposta não é um produto acabado, uma vez que a dinâmica do funcionamento desta rede estará, constantemente, sujeita a adequações e, por isso, contando com a contribuição de todos os envolvidos. A proposta apresentada é o resultado de muita discussão, de um processo de trabalho em curso e das várias reuniões realizadas”, explica a assessora técnica do COSEMS/PE, Cristina Paulino. O documento, assinado por cada secretário, será encaminhado ao Ministério Público.