Na manhã da última quarta-feira (19), na sede da Secretaria de Saúde de Pernambuco – SES, aconteceu um encontro com o Ministério da Saúde, sendo representado por Aristides Oliveira, Diretor(a) de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, sobre o Programa Mais Acesso a Especialidades.
A reunião contou com a presença da secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, e o presidente do COSEMS PE, Artur Belarmino, que debateram o processo de ponta a ponta. “A reunião foi para discutir a implantação do Programa Mais Especialidades em Pernambuco. E esse é o tipo de programa que promete agilizar a vida das pessoas que precisam de exames e consultas especializadas”, contou Artur.
A nova regra trás esperança para pacientes da área especializada que necessitam de cuidado integral e garantia de continuidade que vai do diagnóstico ao tratamento. No momento, as redes de Oncologia, Ortopedia, Cardiologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia ganham espaço na discussão através de novos recursos aportados pelo Governo Federal.
O Programa Mais Acesso a Especialidades cria um conjunto de procedimentos, no qual o paciente que é enquadrado tem um rol de procedimentos garantidos e um tempo específico para que se possa ser concluído “Esse programa tem um investimento novo do Governo Federal. Será aportado, incialmente, R$2 bi. O que estamos fazendo é a implantação dele no estado de Pernambuco, justamente por termos conseguido uma alta adesão municipal (de 85%), sendo um dos estados exemplo para os demais do país”, concluiu o presidente do COSEMS PE.