
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) está presente, junto a representantes de outros 15 estados, no 10º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O evento acontece até a próxima segunda-feira (08), no Centro de Convenções de Manaus, e traz como tema central: “Do Norte ao Nordeste: Regionalização e a Gestão Municipal diante dos Desafios Climáticos e de Acesso à Saúde”. As discussões também se conectam a pautas atuais, como a preparação para a COP 30, que será realizada em Belém (PA), em 2025.
Organizado pelo Conasems e pelos Cosems, o congresso reúne gestores, profissionais e especialistas do Sistema Único de Saúde (SUS), além de representantes do Ministério da Saúde, para debater estratégias e soluções que fortaleçam a saúde pública no país.

O presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, destacou a relevância da participação pernambucana ao dizer que “estamos em Manaus, Amazonas, iniciando o 10º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O COSEMS Pernambuco vem com uma comitiva forte, com mais de 30 pessoas. Ao longo dos próximos três dias, vamos discutir temas fundamentais, como as mudanças climáticas e o acesso à saúde para toda a população do Norte e Nordeste do nosso Brasil”, pontuou.

Já o vice-presidente do Conasems, Rodrigo Buarque, também reforçou a importância das discussões propostas pelo congresso. “Eu acredito muito que é enriquecedor participar deste congresso. Nosso principal objetivo é discutir as condições climáticas dos nossos estados. No Nordeste, em particular, enfrentamos longos períodos de seca e estiagem, o que prejudica regiões como o sertão pernambucano, baiano, alagoano e cearense, afetando o abastecimento de água para consumo. Por isso, é fundamental manter um trabalho vigilante e responsável. Quero deixar um grande abraço ao presidente Elídio Moura, que desenvolve seu trabalho com compromisso e dá continuidade às ações de presidentes anteriores, que contribuíram para construir a história do COSEMS Pernambuco”, afirmou Rodrigo.

A coordenadora das apoiadoras do COSEMS-PE, Alessandra Machado, ressaltou a presença e o protagonismo de Pernambuco na Mostra “Aqui Tem SUS”. “Estamos em Manaus acompanhando as apresentações do COSEMS e temos uma ótima novidade: sete municípios de Pernambuco tiveram suas experiências escritas e, desses, quatro foram aprovados. Os municípios contemplados foram Palmares, Quipapá, Assis e São Lourenço da Mata, que hoje estão representando com excelência o nosso estado e o COSEMS-PE. Ao longo do dia, vamos acompanhar de perto esses trabalhos inspiradores”, disse Alessandra.

A programação do congresso inclui painéis, mesas-redondas e apresentações de experiências exitosas, com temas como saúde digital e inteligência artificial, financiamento e regionalização do SUS, saúde indígena, vigilância e enfrentamento às mudanças climáticas. Além do conteúdo técnico, o encontro também promove momentos culturais e de valorização da saúde pública, com a Mostra “Aqui Tem SUS”, feira de artesanato, apresentações culturais e a entrega da Medalha Zé do SUS, que homenageia personalidades e instituições que atuam na defesa e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde.






