O vice-presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, participou nesta quarta-feira (23), em Brasília, de uma reunião com a equipe do Gabinete da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS) para discutir a ampliação da rede oncológica interestadual envolvendo os estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe.

O encontro foi realizado na sede da SAES, no Ministério da Saúde, e contou com a presença de Mozart Sales, Rosalva Silva e Suzana, representantes da SAES/MS; Rodrigo Buarque (COSEMS/AL) e Enock Ribeiro (COSEMS/SE). A pauta central foi a qualificação da rede oncológica na região e os impactos esperados com a implantação do Hospital do Amor de Lagarto, no estado de Sergipe.

Durante a reunião, Elídio Moura destacou que o diálogo entre estados e o Governo Federal é fundamental para garantir o acesso ágil e resolutivo aos serviços de alta complexidade oncológica. “Discutimos ampliação de rede oncológica, na lógica da melhoria do acesso aos procedimentos diagnósticos e de alta complexidade, sem esquecer dos desafios provenientes da regulação. O Hospital do Amor de Lagarto trará nova perspectiva para aquelas pessoas que tanto necessitam, aonde o encurtamento do tempo de tratamento é fundamental”, afirmou.

A expectativa é que o fortalecimento da rede interestadual proporcione maior integração entre os serviços de saúde e reduza desigualdades no acesso ao tratamento oncológico, especialmente para populações do interior nordestino. O COSEMS-PE reforça seu compromisso com a regionalização da atenção à saúde e com a construção coletiva de soluções que ampliem o cuidado e a dignidade aos pacientes oncológicos.