Na última semana, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), participou na cidade de Caruaru, região Agreste, do encontro do Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE. Na ocasião, se reuniram representantes da saúde de todo o Estado para discutir a expansão e a qualificação da saúde publica, com o objetivo de ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde – AES.

“Pernambuco desponta na frente entre os Estados do país que estão avançando no processo do PMAE. O Cosems Pernambuco é parte primordial nesta construção, levando a todo o território pernambucano informações necessárias para uniformizar as ações, imprimindo as características necessárias em cada região de saúde”, afirmou Elídio Moura, vice-presidente do COSEMS-PE.

A reunião foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Planejamento e Regulação dos municípios da IV Região de saúde juntamente com a Gerencia de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, SES-PE, que tem sede em Caruaru.

“Este assunto traz uma forma nova de pensar o acesso da população à atenção ambulatorial especialidade com recurso financeiro novo, contou Gessyane do Vale, assessora técnica do COSEMS-PE.

O PMAE é um programa que visa ampliar o acesso a consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos no âmbito da Atenção Ambulatorial Especializada à Saúde, mudando a lógica de oferta de procedimentos simples por meio de Oferta Integral de cuidado – OCI.

O detalhamento da proposta se dará por meio do preenchimento do Plano de Ação Regional, que consiste na programação física e financeira das OCIs, por região de saúde,a partir da capacidade instalada da rede de saúde e possibilidade de expansão de serviços.

“As secretarias municipais de saúde, juntamente com a SES realizam a construção dos planos de ação regional. Quanto mais se falar sobre o assunto, mais possibilidade de o plano de ação regional traduzir as necessidades e consensos sobre o assunto”, concluiu Gessyane.