A Conferência Magna sobre Sustentabilidade do SUS foi marcada por debates profundos sobre a importância da qualificação da Atenção Primária e Regionalização da Saúde, reunindo representantes de mais de cem municípios de Pernambuco. A solenidade aconteceu no auditório Paulo Dantas e reabriu os trabalhos do XIV Congresso do COSEMSPE que acontece até amanhã (17) na FACAPE, em Petrolina.
A abertura dos debates foi conduzida por Artur Belarmino de Amorim, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, destacando a relevância do diálogo sobre questões cruciais na saúde pública.
A primeira mesa de discussão contou com a participação do vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Rodrigo Buarque, e do assessor da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Marcos Pedrosa.
Rodrigo Buarque, também presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, compartilhou experiências bem-sucedidas, enfatizando a importância da troca de experiências e da constante busca por inovações no SUS.
Marcos Pedrosa trouxe dados positivos sobre o avanço da assistência em saúde no Brasil, ressaltando a necessidade da efetiva regionalização da saúde em todos os municípios, destacando o papel dos recursos humanos, da sustentabilidade orçamentária e financeira, e do reconhecimento do valor do sistema pela população.
O presidente do Cosems-PE, Artur Belarmino, encerrou a mesa destacando a importância dos debates como uma força conjunta em prol da saúde de Pernambuco, ressaltando a necessidade de transformar as discussões em ações concretas, em parceria com os secretários de saúde municipais.