A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, neste sábado (09/05), 883 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 250 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 633 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 12.470 casos já confirmados, sendo 6.849 graves e 5.621 leves.

Dos casos graves, 2.412 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 1.985 estão internados, sendo 222 em UTI e 1.763 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, o boletim de hoje registra 24 novos pacientes recuperados da doença, totalizando 1.480 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 134 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 45 óbitos (sendo 19 mulheres e 26 homens), de pessoas residentes nos municípios de Recife (9), Jaboatão dos Guararapes (7), Paulista (2), Cabo de Santo Agostinho (4), Abreu e Lima (1), Ipojuca (1), Carpina (1), Vitória de Santo Antão (2), Caruaru (1), Escada (1), Aliança (1), Igarassu (2), Moreno (1), Camutanga (1), Maraial (1), Ribeirão (1), Pombos (1), Chã Grande (2), Betânia (1), Frei Miguelinho (1), Rio Formoso (1), Gameleira (1), Timbaúba (1) e Ouricuri (1). Com isso, o Estado totaliza 972 mortes pela Covid- 19.

As mortes ocorreram entre os dias 26.04 e 08.05 e os pacientes tinham idades entre 24 e 95 anos. Dos 45 pacientes que vieram a óbito, 27 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (16), diabetes (19), doença cardiovascular crônica (6), sequela/histórico de AVC (2), tabagismo (2), asma (1), doença renal crônica (1), câncer (1) e imunodepressão (1) – o mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade. Dois não tinham comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.

As faixas etárias dessas pessoas são: 20 a 29 (1), 30 a 39 (1), 40 a 49 (3), 50 a 59 (3), 60 a 69 (9), 70 a 79 (12), 80 ou mais (16).

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 2.750 casos foram confirmados e 1.765 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

HOSPITAIS DE CAMPANHA – Com um investimento de, aproximadamente R$ 5 milhões, o Governo do Estado deu início à instalação de quatro Hospitais de Campanha. As unidades serão implantadas nas cidades de Olinda, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste; e em Serra Talhada e Petrolina, no Sertão do Estado. Serão ofertadas 342 novas vagas para pacientes portadores da Covid-19.

“Essas unidades, que vão nos ajudar muito no enfrentamento à Covid-19, estão sendo construídas em Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. Cada uma delas contará com 100 leitos reforçando a rede estadual já existente na região.Também começamos, hoje, a ampliação da Brites de Albuquerque, nossa unidade de referência da Covid-19 em Olinda. A Brites, que hoje conta com 42 leitos, passará a ter 82 leitos, garantindo mais assistência à população de Olinda e dos municípios próximos”, detalhou o governador Paulo Câmara.

Em duas unidades localizadas em Olinda e Caruaru os trabalhos já começaram. A ampliação do Hospital de Campanha da Maternidade Brites de Albuquerque, terá 41 novos leitos, sendo 40 para internação clínica e 01 para estabilização de pacientes. No Hospital Mestre Vitalino, sediado em Caruaru, que já conta com 55 leitos dedicados à Covid-19, sendo 30 de UTI, a Secretaria de Saúde vai ofertar outros 76 leitos de internação clínica, 26 leitos de tratamento semi intensivo e 02 leitos de estabilização, totalizando 104 novos espaços para vítimas da pandemia.

Em Serra Talhada, o Hospital de Campanha começará a ser implantado a partir da próxima segunda-feira. O local terá 95 vagas, sendo 72 para internação clínica e 22 para tratamento semi intensivo, além de 01 leito para estabilização. No Sertão do São Francisco, em Petrolina, a unidade de Campanha, que começa a ser construído na próxima semana, vai ofertar 74 vagas clínicas e 26 para pessoas que necessitam de tratamento semi- intensivo. No local também haverá 02 vagas para estabilização. Esse Hospital de Campanha contará, efetivamente, com 102 unidades.

“Por determinação do governador Paulo Câmara, iremos estruturar todas as macrorregiões do Estado para garantir o atendimento dos casos de Covid-19. Atualmente, já são 183 leitos no interior do Estado, sendo 59 de UTI. E estas estruturas provisórias vão dar capacidade para que possamos avançar na assistência da Covid-19 no interior”, ressalta o secretário estadual de Saude, André Longo.

Passados quase dois meses dos primeiros registros de casos de Covid-19, o Governo de Pernambuco já abriu 939 leitos dedicados ao tratamento da doença, sendo 476 de UTI.

SELEÇÃO – A Secretaria Estadual de Saúde publicou, no Diário Oficial deste sábado, edital de seleção pública simplificada para contratação de 24 Apoiadores Institucionais – Enfermeiros Sanitaristas para Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH). Os profissionais irão atuar em serviços espalhados pelas 11 Gerências Regionais de Saúde (Geres), com carga horária de 20 horas semanais. As inscrições começarão na segunda-feira (11.05), seguindo até 22.05, e devem ser feitas pelo e ad.saude.pe.gov.br.

As contratações buscam reforçar as ações de vigilância neste momento da circulação do novo coronavírus, realizando ações de promoção à saúde, prevenção e controle de doenças e agravos. A seleção será feita por meio de análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório. As vagas são para as seguintes Geres: I (Recife), II (Limoeiro), III (Palmares), IV (Caruaru), V (Garanhuns), VI (Arcoverde), VII (Salgueiro), VIII (Petrolina), X (Afogados da Ingazeira), XI (Serra Talhada) e XII (Goiana). Por causa da pandemia da Covid-19, não será permitida a participação de candidatos com mais de 60 anos ou que se enquadrem em outro grupo de risco de mortalidade da doença.

O resultado preliminar sairá em 29.05. Os recursos poderão ser interpostos até 1.06. O resultado final será publicado em 05.06. Os selecionados serão contratados por um período de até 24 meses.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Governo de Pernambuco já convocou mais de 6,8 mil profissionais, entre concursados, seleções e recrutamento. Os profissionais estão atuando na rede hospitalar da SES-PE, do Complexo Hospitalar da UPE, no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e no atendimento pelo aplicativo Atende em Casa.

Baixe, aqui, o documento completo:

FONTE: SES/PE