Na tarde desta segunda-feira (26), no auditório da Secretaria de Saúde do estado, aconteceu o lançamento do Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância. Na ocasião, além da presença da governadora Raquel Lyra e da vice, Priscila Krause, esteve presente, formando a mesa, o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, Elídio Moura.
O plano visa minimizar o impacto das demandas de internamento, em casos pediátricos, devido ao período de sazonalidade (entre os meses de março a julho – correspondentes as Semanas Epidemiológicas). No ano de 2023, Pernambuco recebeu a notificação de 2,6 mil casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), na faixa etária de 0 a 12 anos idade.
Entre as ações, estão previstos o aumento de leitos e campanhas preventivas de conscientização nos bairros e nas escolas. “O trabalho com os municípios é de extrema importância, nesse sentido. Por isso contamos com a presença e a parceria do COSEMS para fortalecer essas ações locais”, contou Zilda Cavalcanti, secretária de saúde.
“Importante antecipação de ações da SES-PE para contingência das doenças respiratórias virais sazonais na pediatria, aonde a intersetorialidade é essencial para a redução da morbimortalidade das síndromes respiratórias graves, principalmente em crianças. O Cosems Pernambuco se faz parceiro neste conjunto de ações, somando a força de todos os municípios pernambucanos, para que possamos passar por esse período da melhor forma possível”, destacou Elídio Moura, vice-presidente do COSEMS-PE.
Também estiveram presentes, compondo a mesa, o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes; a promotora de Saúde do Ministério Público de Pernambuco, Helena Capela e a representante da Sociedade de Saúde de Pernambuco, Rita Brito. Além de membros do comitê científico que elaborou o plano.