Nesta quarta-feira (4), o 75º Encontro Estadual do COSEMS-PE chegou ao seu segundo e último dia, no SESC Garanhuns, com uma programação focada em balanços e perspectivas para a gestão da saúde municipal em Pernambuco. O evento contou com a presença de gestores de saúde, técnicos, representantes do CONASEMS e outras autoridades.
A manhã iniciou com a Assembleia Geral Ordinária, onde foram apresentados os principais temas da pauta: a Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2024 e o Balanço Geral do COSEMS-PE do ano. O presidente do COSEMS-PE, Artur Belarmino, iniciou sua fala apresentando os resultados das principais ações realizadas ao longo do ano de 2024. Ele destacou o sucesso do Congresso Estadual, realizado em abril, com mais de 500 congressistas, e as oficinas de qualificação para as Mostras de Experiências Bem-Sucedidas nas macrorregiões. Entre outros pontos, citou também o Encontro em Pesqueira, a inauguração da Galeria Paulo Paulo Dantas e da Sala Cristina Paulino, e o aumento da Rede Colaborativa de Prestadores. Além disso, ressaltou a participação do COSEMS-PE em eventos do CONASEMS e de outros conselhos estaduais.
O presidente encerrou sua apresentação convidando os gestores a participarem da segunda edição do curso “Ser Gestor SUS – 2025”, lançado pelo CONASEMS em novembro. A iniciativa tem como objetivo capacitar gestores municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo conteúdos atualizados e específicos para atender às necessidades dos territórios.
Participações e discussões estratégicas
Por videoconferência, Aristides de Oliveira, do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, apresentou o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). Ele explicou que o programa visa reduzir filas e ampliar o acesso a cuidados especializados por meio de mudanças no modelo de gestão, expansão da rede de especialistas, uso de tecnologias como telemedicina e um novo modelo de financiamento. Ele destacou que essa integração plena com a Atenção Básica e a oferta de cuidados integrados (OCI) trará maior resolutividade e menor tempo de espera para os usuários.
O vice-presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, abordou as Filas de Cirurgias Eletivas e o Plano Nacional de Redução de Filas (PNRF), ressaltando o esforço conjunto entre o Governo do Estado e os municípios para ampliar a execução das cirurgias. Segundo Moura, a média mensal de cirurgias em 2024 seria de 2.279, mas foram ultrapassados para mais de 4 mil procedimentos realizados (última média de setembro). Ele destacou que, em 2025, o PNRF estará integrado ao PMAE para aprimorar ainda mais os resultados.
Outros destaques do dia incluíram uma apresentação sobre o Programa Saúde Digital em Pernambuco, conduzida por Severino Catão e Artur Amorim, além de discussões sobre o Cofinanciamento da Atenção Primária, com Alessandra, e o Programa Cuida PE, que já possui 6 contratos assinados, 10 em andamento e um credenciamento com duração de 5 anos, conforme informado por Noemy.
Após uma manhã intensa de exposições, o espaço foi aberto para perguntas e contribuições dos secretários de saúde e equipes de transição, promovendo um debate produtivo sobre os rumos da saúde pública em Pernambuco. A solenidade foi encerrada com a distribuição de kits natalinos para os representantes do Núcleo Técnico, Diretoria Executiva e Ampliada do COSEMS-PE.