A vacina bivalente contra a covid-19 começa a ser aplicada em todo o país nesta segunda-feira (27.02.2023). De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante é uma atualização em relação aos primeiros fabricados contra a covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.
Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. Conforme divisão anunciada, a primeira etapa da imunização inclui pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Na fase 2 será a vez das pessoas com idade entre 60 e 69 anos. Na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.
A data marca também o lançamento do “Movimento Nacional pela Vacinação”, que será lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A iniciativa terá ações para ampliar o percentual de brasileiros imunizados em todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é vacinar 90% da população alvo da campanha.