O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) marcou presença no Seminário da Atenção Primária à Saúde (APS) nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado, realizado nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento é promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o COSEMS-PE.

Representando o Conselho, a secretária de Saúde de Olinda e integrante da diretoria executiva da do COSEMS-PE, Ana Cláudia Callou, participou da mesa de abertura, onde destacou a importância do diálogo entre os entes federativos e do fortalecimento da APS como eixo estruturante do SUS.

“Sabemos que as dificuldades são imensas, mas não podem ser maiores que o nosso desejo de mudar a vida das pessoas. É muito bom ver esse espaço lotado, pois temos capacidade de nos juntar para fazer a diferença na saúde pública”, destacou Ana Cláudia.

Ainda marcaram forte presença no evento, vários membros da diretoria executiva ampliada, apoiadoras e assessoria executiva do COSEMS-PE.

O seminário também reuniu gestores, trabalhadores e parceiros da Rede de Atenção à Saúde com o objetivo de promover o debate e a troca de experiências sobre os avanços e desafios da Atenção Primária em Pernambuco. A programação completa inclui painéis, rodas de diálogo e apresentações de boas práticas, abordando temas como equidade, gestão do cuidado, indicadores de desempenho e fortalecimento do vínculo com os usuários.

Um dos pontos de discussão foi a nova metodologia de cofinanciamento federal da APS, instituída pela Portaria GM/MS nº 3.493/2024, que introduz três componentes principais: fixo por equipe, vínculo e acompanhamento territorial, e qualidade e indução de boas práticas. A iniciativa busca tornar a distribuição de recursos mais eficiente e equitativa, ampliando o financiamento e qualificando ainda mais o atendimento oferecido pelas equipes de Saúde da Família.