O COSEMS-PE marcou presença na abertura do X Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Manaus (AM). A cerimônia foi marcada por uma noite de cultura e emoção, com apresentações artísticas e indígenas que celebraram a diversidade da região. O encerramento teve a participação dos bois Caprichoso e Garantido, reforçando a identidade e a força cultural da Amazônia.

Durante o evento, o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, recebeu a Medalha Zé do SUS, honraria concedida a gestores, profissionais e personalidades que se destacam na defesa e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde. A comenda, criada em memória do sanitarista José Rodrigues, o Zé do SUS, simboliza o reconhecimento do compromisso com a construção de um SUS cada vez mais forte, inclusivo e resolutivo.

“Receber a Medalha Zé do SUS em um momento tão simbólico, cercado de gestores do Norte e do Nordeste, é uma grande honra. Essa é uma conquista que dedico a todos que fazem a saúde de Pernambuco, que diariamente enfrentam desafios e trabalham para garantir um SUS de qualidade para a nossa população”, destacou Elídio Moura, presidente do COSEMS-PE.

A abertura também foi marcada por importantes reflexões sobre os desafios regionais e a necessidade de integração das agendas em defesa da saúde pública. “Aqui no Norte e no Nordeste temos muitos desafios, alguns parecidos, e é aqui o lugar para que a gente comece a discutir e levar propostas. Assim, quando formos ao grande Congresso Nacional, ao CONASEMS, possamos realmente alinhar ações e soluções para levar um SUS de qualidade a todos”, afirmou Dra. Shádia Fraxe, secretária de Saúde de Manaus.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, reforçou a importância do momento: “Essa é a hora de reafirmar a nossa riqueza, a nossa potência. A riqueza da Amazônia, a riqueza do SUS, é importante a gente celebrar isso para nos fortalecermos. O SUS só existe porque lutamos pela democracia no nosso país. E a gente tem avançado muito com relação ao SUS e ainda podemos ir muito adiante”.

Também presente à solenidade, a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, ressaltou a força das regiões Norte e Nordeste: “As regiões norte e nordeste precisam se sentir fortes, porque somos potentes e temos muito para oferecer para a nossa população. Então aqui, neste momento, a mensagem que eu quero dizer é que é desafiante, mas o SUS que nós ofertamos pode ser cada vez mais universal, cada vez mais integral e isso depende do trabalho de todos”.

Com a participação no X Congresso Norte e Nordeste, o COSEMS-PE reforça seu papel de articulação e defesa do SUS, levando a voz dos municípios pernambucanos para o debate nacional e colaborando para a construção de soluções que fortaleçam o sistema de saúde em todo o país.