Entre os dias 10 e 12 de junho, o 1º Fórum Nordestino de Vigilância Sanitária está sendo realizado com o tema “Fortalecendo a segurança sanitária do território”. O evento, promovido pela Agência Pernambucana de Vigilância em Saúde (APEVISA-PE), reúne representantes de diversas esferas da saúde pública para discutir a importância e os desafios da vigilância sanitária na região Nordeste.

A solenidade de abertura aconteceu na última segunda-feira (10) contou com a participação do presidente do COSEMS-PE, Artur Amorim, que compôs a mesa ao lado da Secretária de Saúde do Estado de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, do secretário executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Bruno Ishigami, da assessora técnica do Conass, Maria Cecília Brito, e da consultora técnica do Conasems, Rosângela Treichel. Na ocasião, Artur expressou sua gratidão pelo pioneirismo em discutir a área juntamente com os outros estados do Nordeste, destacando as oportunidades de aprimoramento dos serviços de saúde.

Durante o evento, Amorim ressaltou a importância do financiamento tripartite para as ações dos municípios, que são os principais executores das atividades de vigilância sanitária. Ele destacou que a vigilância sanitária é crucial para garantir a segurança dos cidadãos em diversas situações cotidianas. “A garantia da segurança em almoçar no restaurante, comprar pão em uma padaria, fazer a feira em um supermercado, beber água potável, utilizar uma clínica de estética e até comprar remédio em uma farmácia é possível por causa do trabalho da vigilância sanitária”, afirmou.

A programação do fórum incluiu a mesa redonda sobre “Serviços de Atenção à Saúde Mental versus Comunidade Terapêutica: atuação intersetorial como estratégia para qualificação dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS”. Moderada por Helena Capela Gomes Carneiro Lima, a mesa contou com a participação de André Domingos de Assis França, da Gerência de Atenção à Saúde Mental da SES/PE, Alice Alves de Souza, da Anvisa, e Rita de Cássia Hoffmann Leão, representante do Cremepe.

Já nesta terça-feira (11), a assessora técnica do COSEMS-PE, Gessyane do Vale, moderou a mesa sobre o “Desafio da Organização do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária”. O debate contou com palestras de Maria Cecília Brito e Rosângela Treichel, além de relatos de experiência dos representantes das vigilâncias sanitárias estaduais de Alagoas, Bahia, Piauí e Maranhão.

O fórum continua a ser uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e fortalecimento das políticas de vigilância sanitária na região.