ATENÇÃO SECRETÁRIO(A)S MUNICIPAIS,

O COSEMS-PE na busca de fortalecer a saúde dos munícipes Pernambucanos, precisa conhecer a necessidade dos MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA A SAÚDE – PPS que se encontram em escassez ou zerados nos municípios, logo desenvolveu um questionário para registrar as faltas em Pernambuco, enquanto todos começam a utilizar de forma efetiva o aplicativo MONITORA AF (CONASEMS).

O desabastecimento dos medicamentos e PPS volta a ser um fator preocupante na saúde brasileira. A indústria apresenta como justificativa para a escassez dos medicamentos, em parte, das consequências de acontecimentos mundiais, a exemplo da guerra na Ucrânia e o fechamento de portos na China em decorrência da Covid-19, o que prejudica a importação dos produtos. De modo, que o nosso país depende das indústrias estrangeiras para obter matérias primas e embalagens, logo vários estados têm se mobilizado em favor da prevenção e resolução desta crise.

O COSEMS-PE, pensando em consolidar de maneira ágil as necessidades de cada município, criou um formulário on-line para que os coordenadores de Assistência Farmacêutica ou função equivalente, indicados pelo(a)s Secretário(a)s Municipais de Saúde efetuem o preenchimento e enviem até 26/05/2022, com o objetivo em abordar o tema na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE), portanto contamos com a participação de tod@s no fortalecimento da saúde dos Pernambucanos e revitalização do SUS.

link: https://forms.gle/QhmaqXANKAoVY9AZ6