Com a presença de mais de uma centena de secretários e de mais de 350 técnicos da área, começa nesta terça-feira (11/04), o XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, promovido pelo Cosems-PE, que é o conselho estadual da categoria. O tema deste ano é: “35 Anos do SUS – Perspectivas para Continuar Avançando”. Na programação, seminários, oficinas e mesas com ênfase em questões como atenção básica à saúde, cobertura vacinal, planejamento estratégico, gestão financeira, entre outros. O encontro, que vai até a quinta-feira (13/10), acontece pela segunda vez consecutiva em Gravatá, no Agreste pernambucano.

Credenciamento para o XIII Congresso do Cosems-PE (Foto: Allan Torres)
Credenciamento para o XIII Congresso do Cosems-PE (Foto: Allan Torres)

“A proposta do congresso é investir na qualificação constante dos técnicos que fazem o dia a dia das secretarias municipais”, explica Artur Belarmino Amorim, presidente do Cosems-PE. “Muitas e muitas vezes os municípios acabam deixando de receber recursos importantes para a população devido à burocracia de todo o sistema, que dificulta muita a vida de quem está buscando recursos para seu município, seja o secretário ou o próprio prefeito”, observa.

Por isso, ele explica, o congresso traz especialistas não apenas na gestão da saúde pública, mas também nas plataformas que são usadas pelo SUS. “Temos a preocupação de destrinchar todas as resoluções, portarias e determinações do Sistema Único de Saúde”, complementa.

As trocas de experiências e reuniões abordarão ainda a relevância do Sistema Único de Saúde e as estratégias para ações futuras. A garantia e ampliação do atendimento público é um desafio e meta para todos os envolvidos no setor, afinal, mais de 70% da população brasileira, ou 150 milhões de pessoas, dependem do SUS, que se tornou, no decorrer dos anos, o principal e o mais procurado serviço de saúde, de acordo com o IBGE. A excelência da rede pública mostrou ainda mais a sua força durante a pandemia da Covid-19, com a disponibilização das vacinas, que salvaram milhares de vidas.

A programação do Congresso inclui ainda a 5ª Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS, um espaço importante para que os gestores compartilhem suas iniciativas de sucesso e demonstrem os impactos positivos que o trabalho vem provocando junto à população. Trinta e seis experiências serão selecionadas e apresentadas durante o Congresso. Durante o encerramento do evento, no dia 13, as quatro melhores pontuadas receberão uma premiação no valor de R$ 2.500,00. Além disso, 17 experiências selecionadas serão apresentadas na “18ª Mostra Brasil aqui tem SUS” no XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia/GO, de 16 a 19 de julho de 2023.

No último dia do evento, o COSEMS-PE também vai realizar sua Assembleia Geral Ordinária que vai eleger os membros da diretoria executiva, diretoria executiva ampliada, conselho fiscal e Comissão Intergestores Bipartite – CIB/PE, biênio 2023-2025.