Na manhã desta terça-feira (11), das 9h30 às 11h30, aconteceram as últimas mesas temáticas do Seminário de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde de Pernambuco, que foi realizado em Gravatá, nos dias 10 e 11 de fevereiro. O evento, organizado pelo COSEMS-PE, contou com cerca de 500 participantes, vindos de diversas cidades do estado.

O primeiro painel teve como tema: “Programa Mais Acesso à Especialistas – PMAE” e foi ministrado por Jonatan Barros, Apoiador Técnico do Território PMAE/MS – Pernambuco e Roseane Lemos, Gerente Geral de Regulação/SMS Recife-PE; e moderado Samara Aislan de Sá Callou, Secretária de Saúde de Terra Nova e Diretora de Descentralização e Regionalização do COSEMS-PE. “Essa é uma oportunidade muito importante para todos os municípios. Pudemos falar da  Análise das Filas; Levantamento dos prestadores (Rede própria e Complementar), Assistência, Regulação e Atenção Básica. Assim como a Elaboração de Instrumentos norteadores”,  disse Roseane. Para Jonathan Barros, o encontro foi oportuno para falar um um pouco mais sobre Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE. “Falamos das fases e do planejamento das estratégias para ampliar e qualificar o cuidado à Atenção Especializada em Saúde – AES, que pode tonar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido e menos burocrático”, completou.

A segunda parte tratou da “Governança e Financiamento do SUS” e teve como palestrantes: Paulo Henrique dos Santos Duarte (Coordenador Geral de Governança e Informações Estratégicas em Investimentos/MS) e Humberto Antunes (Assessor Técnico COSEMS-PE). A Moderadora foi Lisbeth Rosa de Souza Lima (Secretária de Saúde de Serra Talhada e Diretora de Relações Institucionais e Parlamentares/COSEMS-PE).

Para Humberto, a governança no SUS é participativa e se trata de uma cooperação entre os entes federados. “Na prática, ela é composta por  Vontade Política; Participação efetiva dos gestores – Secretárias(os) de saúde nas instâncias intergestoras; Planejamento ascendente de ações e serviços de saúde nos territórios regionais e macrorregionais de saúde e Estabelecimento de consenso entre os gestores”, afirmou o assessor técnico do COSEMS-PE.

Na questão financeira, Paulo Henrique destacou, em sua apresentação: “ a atuação na execução orçamentária, financeira e contábil da gestão dos recursos do SUS, promove e contribui com processos que tornam os princípios do SUS uma realidade”, finalizou .