por Giselly Felix

Os trabalhos da última quarta-feira (11), no XII Congresso do COSEMS-PE, que acontece em Gravatá/PE, foram iniciados no auditório principal com um debate sobre a temática do Congresso, Revitalizar o SUS: uma necessidade atual. A discussão teve por palestrantes o presidente do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Saúde (CONASS) e Secretário Estadual de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, e o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Nilo Bretas. À mesa, estavam também o presidente do COSEMS-PE, José Edson de Sousa e o secretário Geral do COSEMS-PE, Elídio Ferreira.

Nésio Fernandes envolveu a plenária ao discursar sobre o que fazer para revitalizar o SUS. Por diversas vezes, frisou sobre a importância de fazer com que as pessoas confiem no Sistema Único de Saúde e que, independentemente da bandeira política partidária, é preciso defendê-lo. Chamou a atenção dos secretários e técnicos presentes que a razão do entendimento comum entre gestores, no que refere ao SUS, dá-se devido ao fato de que todos têm o mesmo propósito: fazer a defesa do Sistema Único de Saúde, entendendo que ele é nosso bem comum. “Para Revitalizar o SUS, é preciso tornar a saúde pública cada vez mais acessível e fortalecer as ações de saúde em todas as esferas, sem esquecer de voltar um olhar especial para Atenção Primária”, declarou Nésio.

Fotos: Allan Torres

Nilo Bretas defendeu a importância de resgatar a integralidade dos distritos sanitários. “Num país do tamanho do Brasil, é preciso conhecer suas particularidades naturais e culturais para poder criar estratégias eficazes para melhorar a saúde pública”, disse ele, e acrescentou: “centralizar as decisões não ajudará a fortalecer o SUS. É preciso conhecer a realidade para poder atuar, precisamente, nas necessidades. É preciso regionalizar porque não tem como promover acesso se não tiver dentro do território”, afirma. Enfatizou, ainda, que, para atender a atual necessidade de revitalização do SUS, principal pauta deste congresso, o segredo está na paixão. “O que vai revitalizar o SUS é a paixão”, concluiu Bretas.

Ao levar os debates à plenária, o presidente do COSEMS-PE, José Edson, e debatedor desta mesa, declarou que para revitalizar o SUS é preciso a união de todas as frentes, afastando as bandeiras partidárias que atrapalham a execução das políticas públicas e reconhecendo a importância do trabalho coletivo. “É preciso fortalecer a Atenção Primária. Revitalizar o SUS é a junção de todas as forças e frentes. Afinal, todos somos o SUS”, declarou ele.

Cristina Paulino, assessora técnica do COSEMS-PE, falou da importância desse Congresso marcando o retorno das atividades presenciais. Uma garantia de que este espaço de discussão continuará mantendo a expressão da representatividade deste colegiado. “Quando olho para esta plenária só enxergo potências! Parabéns por vocês assumirem este compromisso com o SUS. Mas não podemos esquecer que precisamos participar para garantir o protagonismo que temos, por sermos mais de cinco mil secretários em todo Brasil. Não podemos ser subservientes”, e acrescentou: “Revitalizar o SUS não é o posicionamento de reinventar a roda, mas o posicionamento de continuar a fazer com que esta roda gire. Viva o SUS!” finalizou Cristina Paulino.