Após uma longa manhã de atividades na sede do Conselho das Secretarias Municipais de Pernambuco (COSEMS-PE), a tarde desta segunda-feira (27) foi reiniciada com uma reunião entre a Diretoria Executiva do COSEMS-PE e o assessor especial do CONASEMS, Willian Freire. O objetivo do encontro foi fortalecer as relações e trocar informações essenciais para garantir, dentre uma vasta pauta, a segurança jurídica da instituição.

“É de extrema importância o trabalho dos conselhos fiscais, as prestações de contas corretas, e o suporte para todos os COSEMS. Temos que continuar acompanhando a administração do dinheiro público para que vocês consigam continuar trabalhando com excelência. Recebi o convite do presidente Artur Amorim para estar aqui hoje e percebo que vocês têm pessoas aqui dentro completamente qualificadas e competentes. O diagnóstico de Pernambuco é muito bom, mas, se for preciso revisar alguma cláusula do Estado ou do regimento interno, que assim seja feito”, reforçou Willian Freire, assessor especial do CONASEMS.

A reunião também abordou regulamentos internos, execução de despesas, e atividades de monitoramento e avaliação. A assessora jurídica do COSEMS-PE, Amanda Lima, reforçou a importância de momentos como esse. “É importante o reforço do acompanhamento da regularidade dos processos internos para garantir a lisura e transparência das atividades da entidade. Nós do COSEMS-PE sempre nos preocupamos com a apresentação e aprovação da nossa prestação de contas. Ficamos felizes de sabermos que estamos no caminho certo e sabemos da responsabilidade e necessidade da constante atualização”, evidenciou.

Para o presidente do COSEMS-PE, a pauta específica da tarde foi de extrema importância, pois “atendendo uma solicitação minha, o Willames veio para organizar internamente a entidade para atender as novas exigências do próprio CONASEMS e saímos com muitas ideias. Entre elas, a importância da atualização do nosso Regimento e Estatuto, a perspectiva da nossa entidade de reconhecimento que já é por lei a nível federal para que possamos reconhecer a entidade que faz parte do Sistema Único de Saúde. Discutimos a LGPD e outras ações de transparência e compliance. Isso nos ajuda a melhorar as atividades aqui dentro e nos nossos municípios aonde também somos secretários de saúde”.

O assessor especial do CONASEMS, William Freire, complementou dizendo que “o Estatuto é o coração da entidade. Se for preciso, precisamos sempre revisar o Regimento Interno para mantermos a transparência e integridade sempre. O COSEMS de Pernambuco tem uma política muito bem consolidada e o nosso objetivo é contribuir para um melhor funcionamento da entidade e para mim é uma honra participar dessa família”, finalizou.

Na oportunidade, ainda estavam presentes os membros da Diretoria Executiva como o vice-presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, a Secretária Geral, Zelma de Fátima, a Secretária de Articulação Regional Samara Aislan e, pela Diretoria Executiva, a secretária Executiva, Josefa Peixoto, as assessoras técnicas Camila Sirler, Gessyane Paulino, Ivanise Silva, bem como, Severino Catão, Dr. José Edson e Dr. Humberto Pontes.