
O COSEMS-PE realizou, nesta quarta-feira (22), a última etapa da II Oficina de Qualificação de Escrita para Mostras de Experiências Bem-Sucedidas 2025, encerrando o ciclo de atividades do projeto em todo o estado. A oficina aconteceu na UNIT, no bairro da Imbiribeira, e reuniu mais de 70 participantes das Regionais Recife (I Região) e Palmares (III Região).

Ao longo das últimas semanas, as oficinas passaram por todas as regiões de saúde de Pernambuco, estimulando a produção técnica e fortalecendo o protagonismo dos municípios na construção de práticas exitosas do SUS. A ação vem consolidando o compromisso do COSEMS-PE com a qualificação dos gestores e técnicos municipais, além de ampliar a presença do estado nas mostras estaduais e nacionais.

Durante o encontro no Recife, os participantes receberam orientações práticas sobre aprimoramento textual e alinhamento técnico das experiências, em um ambiente de troca e cooperação entre equipes municipais e assessores. A próxima etapa do projeto contemplará os trabalhos selecionados, que participarão de uma Oficina de Comunicação e Oratória, voltada à preparação para apresentações públicas nos congressos.
A assessora técnica do COSEMS-PE, Inês Costa, destacou o encerramento do ciclo como um momento de fortalecimento coletivo: “Finalizamos esse processo de movimentação nos territórios municipais de oficina de escrita, que possibilitou essa troca de experiências para que possamos, cada vez mais, qualificar os trabalhos e tornar os municípios mais fortes e potentes. Assim, eles poderão levar suas experiências aos níveis regional e nacional, mostrando para todos os trabalhos inovadores em fazer saúde”, ressaltou.
“Estamos concluindo essa caravana com a I e a III região de saúde. É uma oportunidade para potencializar os municípios junto aos seus técnicos e seus gestores para que, de fato, venham a fazer uma escrita com potencial, mostrando que é possível a gente reinventar o nosso SUS”, contou Leidjane Virães, secretária de Saúde de Abreu e Lima e integrante do COSEMS-PE.
A assessora técnica do CONASEMS, Márcia Pinheiro, também participou da oficina e elogiou a proposta. “Eu gostei muito dessa dinâmica que o COSEMS-PE pensou. O trabalho que eu vivenciei hoje é o que o COSEMS-PE está fazendo, sendo Pernambuco um estado de trabalhos consistentes, muitas vezes premiado. O que a gente quer vai para além de um texto bem escrito. Queremos um trabalho bem feito por uma equipe que valoriza o SUS. Essa última etapa da oficina, finalizada hoje, foi uma oportunidade de mobilização e discussão, muito importante para formar multiplicadores”, finalizou.




