O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco-COSEMS PE celebra a adesão de 100% dos municípios ao Censo das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O censo representa uma importante ferramenta para mapear e compreender a infraestrutura, os serviços e a capacidade de atendimento das UBS em todo o território nacional, fornecendo dados essenciais para a formulação de políticas públicas e melhorias contínuas no sistema de saúde brasileiro. A adesão ao censo é voluntária, mas a importância de obter 100% de adesão dos municípios pernambucanos, representa maiores chances do seu resultado refletir a realidade local, regional, macrorregional e do estado como um todo. “Celebramos e destacamos a adesão de 100% dos municípios do estado de Pernambuco. Nosso trabalho, no COSEMS PE, é fortalecer e melhorar as condições da saúde pública”, relatou o presidente do conselho, Artur Belarmino.

A partir dos resultados da pesquisa, será possível identificar elementos essenciais para direcionar investimentos em infraestrutura, processos organizacionais e educação permanente e o mais importante, considerando a necessidade loca

No final do mês maio foi realizado, pelo Ministério da Saúde junto com o Governo Federal e o CONASEMS, o 1º Seminário Rede APS 2024, que tinha, entre outros objetivos, incentivar a adesão do censo aos gestores dos municípios.

Nesse sentido, o COSEMS PE participou ativamente, junto ao CONASEMS na avaliação do instrumento de pesquisa do censo das UBS, avaliando sua formulação afim de garantir um levantamento que refletisse a realidade das unidades de saúde e que facilitasse o processo de respostas por meio dos gestores municipais. “Enquanto COSEMS, fizemos a sensibilização e mobilização das gestões municipais destacando a importância de um diagnóstico que apresente as condições reais de infraestrutura, acesso e oferta de ações e serviços de saúde, de forma que o resultado dele, direcione a gestão na tomada de decisão como estratégia de fortalecer a Atenção Primária à Saúde”, comentou Lícia Maciel, apoiadora do COSEMS da II Região de Saúde.