Amanhã (22), às 14h30, o município de Paudalho, juntamente a mais quatro municípios de outros estados do Brasil, irá participar da 3ª Roda de Conversa da Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS sobre experiências exitosas no enfrentamento à Covid-19. O evento irá ao ar no canal do Youtube do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=gPIexiaAq7g

O projeto “Formulários Eletrônicos como Ferramentas para a Identificação Precoce e Longitudinalidade do Cuidado dos Usuários no Contexto da Pandemia de Covid-19”, elaborado pela coordenadora de Território da Atenção Básica de Paudalho, Emmanuela Kethuly Mota dos Santos, no início do mês de abril do ano corrente, surgiu a partir da necessidade de educação permanente com os profissionais do município, logo após a descoberta da transmissão comunitária do Coronavírus, no país, com a finalidade de uma identificação precoce dos sintomas do vírus nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O protocolo orientava a notificação, apenas, dos casos graves. Precisávamos de uma estratégia para fazer uma busca ativa precoce dos usuários com sintomas gripais, em Paudalho, para garantir um tratamento, também, precoce”, explica Emmanuela. 

Em um e-mail exclusivo, os formulários eletrônicos foram produzidos na plataforma Google Forms para uso exclusivo dos profissionais da Atenção Básica  e da Vigilância em entrevista com os pacientes. Dois tipos de documentos passaram a ser trabalhados, diariamente, pela equipe: os relatórios diários e as notificações de síndromes gripais leves. Oitenta e cinco profissionais, entre enfermeiros, médicos, dentistas e membros da equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). As notificações são realizadas com usuários tanto das Unidades Básicas de Saúde (UBS), quanto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Parto e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), considerados as portas de entrada de atendimento ao usuário do SUS, em Paudalho. Cada unidade básica recebeu um aparelho celular para realizar os monitoramentos durante os horários programados dos atendimentos. 

Em cinco meses, mais de dois mil usuários estão recebendo monitoramento para síndrome gripal leve, mais de mil formulários foram preenchidos. “Estamos gratos e felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho na  Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS sobre experiências exitosas no enfrentamento à Covid-19. Acreditamos que o projeto tem contribuído para a diminuição da letalidade, em Paudalho, assim como a identificação precoce dos sintomas nos usuários. Percebemos que é possível garantir saúde de qualidade com recursos simples”, diz Emmanuela Kethuly Mota dos Santos, coordenadora de Território da Atenção Básica de Paudalho.