Encontros e muita troca de experiências visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde foram o mote central do segundo dia do XIII Congresso do COSEMS-PE, evento que ocorre até esta quinta-feira (13) em Gravatá, no agreste do Estado. Os debates, distribuídos em três oficinas e dois seminários, abordaram assuntos prioritários para a saúde pública, como a garantia das coberturas vacinais; o Planejamento Regional Integrado como caminho para estruturação da Rede de Atenção à Saúde; os desafios para a alimentação dos Sistemas de Informação do SUS e Planejamento estratégico como ferramenta de gestão e discussões sobre financiamento.

Para encerrar a programação do dia, atenção total à mesa central, que debateu o tema do evento: “35 anos do SUS: perspectivas para continuar avançando!”. O clima de troca de experiências entre gestores e profissionais de Saúde se estendeu pelas áreas externas, também nas conversas informais acompanhado também por muitos momentos de descontração.

Para o encerramento do Congresso, nesta quinta-feira (13), o de destaque será a divulgação das experiências vencedoras da 5ª Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS. Também são aguardadas a realização da Assembleia Geral Ordinária, quando vão ser eleitos os colegiados da diretoria executiva, da diretoria executiva ampliada, do conselho fiscal e da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB/PE) para o biênio 2023-2025.

Oficinas e seminários marcam segundo dia do XIII Congresso do COSEMS-PE
Oficinas e seminários marcam segundo dia do XIII Congresso do COSEMS-PE (Foto: Allan Barros)