Nos dias 4 e 5 de março, os profissionais de saúde das cidades de Petrolina e Serra Talhada receberam, respectivamente, a 1ª Oficina de Qualificação de Escrita para Mostras de Experiências Bem-Sucedidas e a Oficina do ImunizaSUS em 2024. As atividades reuniram cerca de 40 participantes em cada dia, provenientes de diversos municípios.

Esses momentos promoveram a troca de conhecimentos, experiências e interação entre os participantes. Nesta sexta-feira (8), a edição chegará a Capital Pernambucana, a cidade do Recife, seguida da cidade de Limoeiro (11.03) e Caruaru (15.03).

“A programação do evento conta com metodologias ativas que proporcionam aos participantes a oportunidade de reflexão, ampliação de conhecimento e estabelecimento de conexões. Os participantes são divididos em grupos para uma análise crítica de três resumos de Mostras de anos anteriores, seguida de avaliação conjunta. Além disso, esse momento de trabalho conjunto permite uma abordagem aprofundada das experiências apresentadas, estimulando discussões construtivas”, enfatizou Camila Sihler, organizadora das oficinas e assessora técnica do COSEMS-PE.

Os grupos apresentam as sínteses e conclusões, proporcionando uma visão panorâmica das diferentes perspectivas presentes no evento. A diversidade de municípios representados também enriqueceu as discussões, evidenciando a amplitude das práticas bem-sucedidas em saúde.

Posteriormente, a programação contemplou a presença de especialistas na área, contribuindo para a consolidação do aprendizado. A secretária de Saúde de Dormentes, Talita Mirele, marcou presença na edição de Petrolina, enquanto em Serra Talhada estiveram presentes a secretária de Saúde da cidade, Lisbeth Lima e Gilvaneide Gomes, representando o município de Jatobá. A expertise dessas profissionais enriqueceu as discussões, proporcionando insights valiosos para a melhoria contínua das práticas de saúde.

A última parte do evento foi dedicada à avaliação e à proposta de uma atividade de dispersão, onde todos os participantes poderão redigir um resumo a partir do Regulamento da 6ª Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS e receberão um feedback, visando a melhoria da escrita e maior possibilidade de seleções e premiações. Os participantes compartilharam suas impressões, consolidaram aprendizados e expressaram expectativas para futuras edições do evento.

A assessora técnica do COSEMS-PE, Gessyane Paulino, reforçou que “a Oficina de Escrita nasceu a partir de demanda da diretoria do Conselho como forma de contribuir para a sistematização da ações das secretarias municipais de saúde para apresentarem suas experiências na 6ª  Mostra de Pernambuco Aqui Tem SUS e na 2ª Oficina Nacional do ImunizaSUS”.

A Oficina de Qualificação de Escrita para Mostras de Experiências Bem-Sucedidas 2024 está sendo um marco para a promoção do conhecimento e fortalecimento dos profissionais da saúde nas Regiões. A troca de experiências e o diálogo entre municípios reforçam o comprometimento com práticas bem-sucedidas, consolidando a importância de eventos como esse no cenário da saúde pública.

Estes encontros são reflexos do empenho em buscar a excelência nas práticas de saúde, unindo esforços para construir um futuro mais saudável e eficiente para todos os cidadãos.