O resultado da 1ª chamada do Edital nº 5/2020, encerrada na sexta, 24 de abril, garantiu a ocupação de 80% das 3.391 vagas confirmadas pelos médicos com registro CRM, aptos a participarem do chamamento público. São mais de 2.730 médicos que começaram a atuar a partir de 15 de abril em 1.065 municípios.

Esses profissionais chegam na Atenção Primária para reforço no combate e assistência aos casos do COVID-19 nesse momento de grave emergência em saúde pública.

São profissionais de todas as faixas etárias, que estarão em atuação nas Unidades de Saúde para garantir o atendimento à população nos municípios distribuídos em todas as regiões do país. 23% desses profissionais são especializados em Medicina de Família e Comunidade.

Além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, a Secretaria de Atenção Primária (SAPS) vem provendo médicos nos grandes centros urbanos que têm sido, em face de suas características de alta circulação de pessoas, palco do crescimento exponencial de casos suspeitos e confirmados de infectados pelo COVID-19 no país, confirmando seu compromisso em dar prioridade nas ações para a contenção da doença.

FONTE: SITE CONASEMS