Na tarde da última quarta-feira (03), foi realizada uma plenária extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). Após mais uma reunião do Comitê Estadual de Vacinação contra a COVID-19, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), José Edson de Souza, que é membro, juntamente a representantes do COSEMS-PE e representantes e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), reuniram-se para pactuar deliberações referentes ao Programa Nacional de Imunização (PNI). 

Está prevista a chegada de mais de 130 mil doses da vacina do Instituto Butantan, a CoronaVac, à Pernambuco até a semana que vem. A orientação do Comitê foi a de que prosseguisse a vacinação do grupo prioritário de trabalhadores da Saúde. Pactuou-se a abertura de uma frente para a vacinação dos trabalhadores da Saúde com mais de 60 anos, ponderando-se que é um grupo poupado de trabalho presencial podendo, com a imunização, retornar ao serviço, reforçando as equipes das unidades de Saúde. 

Segundo a SES, as estimativas de cálculo para essa vacinação, no Estado, está sendo modelada nas estimativas de vacinação da Influenza de 2020. “Mediante a situação de escassez de vacinas à qual estamos passando, seria interessante iniciar o processo de vacinação desses profissionais e, no decorrer de seu andamento, avaliar o segundo passo, lembrando que as doses da Coronavac são distribuídas em duas por pessoa”, explica o secretário estadual de Saúde, André Longo. “É importante reforçar que os municípios já estão em processo de marcação tanto da primeira quanto da segunda dose em um intervalo de 15 a 28 dias. Outra questão que foi estudada pelo Comitê foi o avanço dessa vacinação dos trabalhadores da Saúde para outras categorias de profissionais que não fossem somente os da UTI e atendimento COVID. É igualmente importante que esses profissionais, também, sejam imunizados pois estão, da mesma forma, expostos ao vírus”, diz o presidente do COSEMS-PE, José Edson de Souza.

Uma das preocupações levantadas por membros do COSEMS-PE foi a ordem de prioridade da vacinação, uma vez que o país se encontra em um momento delicado de insuficientes doses para ofertar à população. A secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, compartilhou a estratificação prioritária utilizada em seu município, que foi avaliada, pelos membros da CIB, como uma excelente estratégia mediante a situação de escassez de vacinas. “Estratificamos esse grupo prioritário para que todos os profissionais entendam  como estamos seguindo o estabelecido. Desse estrato, já realizamos a vacinação de risco de exposição Muito Alto e Alto. Após finalização  desses extratos, aguardaremos nova remessa para os faltosos e continuaremos no extrato amarelo de risco de exposição médio”, explica a secretária. O modelo utilizado por Petrolina está anexo ao final desta matéria.

A logística de distribuição dos primeiros lotes será mantida, ficando a SES com quatro por cento de doses reservas que poderão servir para eventuais ajustes de faltas nos municípios e serem destinadas a pacientes idosos institucionalizados. A estratificação por idade dos trabalhadores de Saúde na ordem de prioridade da vacinação contra a COVID-19 será documentada em Resolução CIB.

Confira a estratificação do município de Petrolina: