Camila Sihler
Assessora Técnica do COSEMS/PE
Edição: Maria Clara Albuquerque (DRT/PE 4916)

Finalizam, na tarde desta sexta-feira (24) as atividades da I Oficina para o Fortalecimento dos processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde (Regionalização) – Rede PEBA. O evento, que iniciou na manhã da última quinta-feira (23), está acontecendo no Hotel Grande Rio, em Petrolina, com a participação dos gestores municipais de saúde da região, além de técnicos municipais específicos, representantes estaduais e do Ministério da Saúde, por meio dos Núcleos Estaduais, representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). O objetivo principal da atividade é, a partir da identificação de problemas, elaborar estratégias de intervenção estabelecendo parcerias entre os municípios locais.

Foto: Alexandre Justino

“Esperamos a adesão de todos os municípios da Região, fortalecendo a iniciativa que, de forma coletiva, permitirá maior acesso e qualidade dos serviços de saúde para a população”, explica a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE), Camila Sihler. Entre os pontos abordados na oficina, estavam a apresentação do projeto, a análise da situação da Saúde na IV Macrorregião, avanços e desafios deste cenário.

Foto: Alexandre Justino

O PROJETO – O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, em parceria com o CONASEMS/COSEMS e Secretarias Estaduais de Saúde, estão desenvolvendo o projeto Fortalecimento dos processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde (Regionalização), a partir do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que tem como objetivo o assessoramento para o desenvolvimento de ações de intervenção macrorregionais, fortalecendo os processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde e o fomento à construção do Planejamento Regional, em uma perspectiva de planejamento ascendente, contemplando as realidades municipais, bem como os planos de saúde dos municípios.

O Projeto terá como produtos o Documento Norteador sobre o processo de construção do planejamento regional da Rede de Atenção à Saúde (RAS) em cada macrorregião, o Painel de Indicadores Macrorregional, como instrumento de qualificação da capacidade governativa de macrorregião e o Documento de Diretrizes Metodológicas para o planejamento regional da RAS.

O Estado de Pernambuco foi contemplado como a região que integra Pernambuco e Bahia (Rede PEBA), tendo o primeiro movimento iniciado ainda durante o ano de 2019 com a apresentação do projeto e assinatura de termos de compromisso de ambos Estados.