Maria Clara Albuquerque
DRT/PE 4916

Finalizou na última quarta-feira (31), na sede do COSEMS/PE, o Curso sobre Auditoria para os municípios. A atividade é uma realização do Comitê Estadual de Auditoria (CASUSPE) em parceria com o COSEMS/PE.

Em três dias, com atividades nos expedientes da manhã e da tarde, o curso agrega uma carga horária de 20h e está contribuindo para a formação de técnicos do Comitê Estadual de Auditoria e dos municípios de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão, Camaragibe, Arcoverde, Vitória de Santo Antão, Paudalho, Bezerros e Paulista, em sua primeira realização em Pernambuco. “Nossa expectativa é a de que, no futuro, possamos levar essa experiência às quatro macrorregiões do Estado, oferecendo a oportunidade de todos os municípios participarem”, afirma Jane Lucena, ministrante do curso e gerente do Componente Estadual de Auditoria de Pernambuco – Sistema Nacional de Auditoria (SNA).

O curso é composto por três módulos: o primeiro corresponde a uma base conceitual que abarca processos e controle interno; o segundo diz respeito à aplicabilidade e ética; e o terceiro desmembra a operação do trabalho em si. “Esta primeira turma é empolgante. Acredito que nossa expectativa com essa primeira experiência foi alcançada. Estamos recebendo tanto técnicos que já trabalham com auditoria como técnicos iniciantes. Isso é importante porque o curso agrega muitos saberes e essa troca tem sido gratificante e enriquecedora. Gostaria de agradecer ao COSEMS/PE por esse olhar dedicado à auditoria oferecendo esse plus à gestão do Sistema Único de Saúde”, diz Jane Lucena.