Na última terça-feira (9) o Conselho de Secretarias Municipais de Pernambuco (COSEMS PE) esteve presente no evento de lançamento do Projeto Saúde Digital, que aconteceu na sede da SUDENE, no bairro de Boa Viagem.

O projeto foi apresentado pelo Núcleo de Telesaúde (Nutes) da UFPE e visa ampliar a formação em saúde digital, realizando cursos voltados para agentes de saúde e gestores. Serão contemplados 66 municípios, de 11 estados, da área de atuação da Sudene, que terão acesso a conteúdo que vão desde a introdução à saúde e tecnologias, até gestão digital na educação permanente em saúde.

Uma das cidades contemplada foi Serra Talhada e para a Secretária de Saúde do Município, a saúde digital é o futuro. “É importante que chegue aos municípios, já que garante o acesso mais amplo e mais rápido aos serviços de saúde. O fato de estamos entre os escolhidos para ter acesso aos cursos é, principalmente, uma forma de ampliar o conhecimento dos profissionais e sobretudo levar entusiasmo para os que atuam na saúde preventiva da população”, afirmou Lisbeth Rosa de Souza Lima, Secretária de Saúde em Serra Talhada e Membro da Diretoria do COSEMS PE.

Segundo Artur Belarmino, presidente do COSEMS PE, que esteve presente na solenidade, a pauta da promoção da inclusão digital amplia as oportunidades de atualização da saúde tanto para os profissionais, quanto para os usuários do SUS. “Enquanto Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira e presidente do COSEMS PE reafirmo que é uma honra ter participado desse lançamento, que marca a volta da SUDENE na área da saúde como um órgão indutor do desenvolvimento do Nordeste”, conta Artur Belarmino.