O 73º Encontro de secretários municipais de saúde de Pernambuco, realizado nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, pelo Cosems/PE, marcou o final de um ano de consolidação do Conselho como articulador de iniciativas estratégicas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na pauta, temas como o encerramento de Gestão Municipal de Saúde e a APS Futuro.

Na ocasião, os participantes, mais de 50 secretários de Saúde do estado puderam tirar suas dúvidas sobre os instrumentos de diagnósticos e custos da Atenção Primária à Saúde que os municípios vêm utilizando para o planejamento das ações de qualificação e ampliação das iniciativas com participantes das mesas, que contaram com a presença de representantes do Tribunal de Contas do Estado, Secretaria de Saúde (SES-PE), Cosems/PE, Ministério da Saúde e uma contadora.

A programação incluiu ainda a última reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PE), que debateu assuntos como o monitoramento de cirurgias eletivas; desenho da atenção materna infantil, com destaque para a maternidade da microrregião de Abreu e Lima, e o plano de contingência das arboviroses.

A iniciativa fechou o ciclo de muitos encontros junto aos secretários municipais de Saúde, e a escolha de Serra Talhada, localizada na área central do estado, reflete a proposta de interiorização das ações através da representatividade do Cosems/PE junto aos municípios. O encontro, na Faculdade de Integração do Sertão – FIS, homenageou Cristina Paulino, Assessora Técnica do Conselho falecida recentemente, e que foi citada em vários momentos pelo legado de uma vida dedicada ao SUS.