Na última sexta-feira (25), na sede do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), foi realizado no formato híbrido, uma reunião prévia da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, que acontece de 18 a 20 de novembro de 2024, em Brasília. A oficina é uma atividade de conclusão do processo de interiorização dos resultados da segunda etapa da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus Múltiplos Determinantes e as Ações de Imunização nos Territórios Municipais Brasileiros, realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Do estado de Pernambuco, foram selecionados 12 trabalhos, que serão apresentados no mês de novembro, no evento mencionado, em Brasília. “Na ocasião da reunião realizada hoje, estiveram presentes os municípios de Quipapá, Dormentes, Limoeiro, Recife, Tabira, Afrânio e Riacho das Almas, onde puderam exercitar a apresentação oral do trabalho”, contou Gessyanne Vale, assessora técnica do COSEMS-PE.
A oficina visa reunir AUTORES de Experiências de Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais (experiências), indicadas por meio da Plataforma ImunizaSUS (Plataforma), para um diálogo entre municípios de todo o país, além do Distrito Federal, sobre experiências de ações de imunização ou enfrentamento às baixas coberturas vacinais. Na ocasião, as experiências melhor avaliadas e efetivamente serão premiadas em diversas modalidades.
“A reunião de alinhamento realizada hoje para apresentação prévia dos trabalhos aprovados foi bastante importante para os últimos ajustes e considerações técnicas. O apoio do COSEMS/PE foi fundamental durante todo o processo e agora, os municípios estão na reta final de organização para representar Pernambuco”, contou Sandreany Lima, apoio técnico PNI Recife.