Na manhã da última terça-feira (27), foi realizada, via reunião web, mais uma Assembleia Geral Ordinária com os membros associados do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE). O evento foi presidido pelo vice-presidente do Conselho, Elídio Moura, e tratou de deliberações realizadas por meio de votação.

Foram apresentados os relatórios de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2019, o Anual de 2019, o dos 1º e 2º Quadrimestre de 2020. Os relatórios continham oficinas e eventos realizados, ações da Comunicação Interna e Externa, reuniões dentro e fora do Estado, ações administrativas, ações jurídicas, parcerias com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e mobilizações de ordem Regional e Estadual. Há destaque para a primeira auditoria externa de todo o processo de gestão, realizada ano passado, as Cartas Abertas, documentos produzidos durante os Congressos COSEMS/PE e as premiações conquistadas na Mostra Brasil Aqui tem SUS. Também, toda a readequação e migração do trabalho administrativo para o mundo virtual com os funcionários trabalhando em home office.

Sugestões de programações anuais das atividades dos anos de 2020 e 2021, também, foram apresentadas e postas à aprovação da Assembleia. Há destaque para o registro em cartório das Atas das Assembleias do COSEMS/PE e termos de posse e a realização de oficinas macrorregionais, dos Congressos e dos Encontros de Secretários Municipais de Saúde. Um dos objetivos principais dos planejamentos é formalizar o colegiado, qualificar e capacitar os gestores.

A reunião finalizou com a substituição e homologação dos membros da Diretoria Executiva e Vice-presidentes Regionais e a apresentação do Regulamento Interno de Compras e Contratações, realizado pela Assessoria Jurídica.