
O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Elídio Moura, esteve no Rio Grande do Sul nesta quarta e quinta-feira (21 e 22 de janeiro), a convite da Central Geral de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SES/RS), para cumprir uma agenda técnica em Porto Alegre e na Serra Gaúcha. A programação teve como foco o intercâmbio de experiências sobre regulação e organização da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS).
As atividades foram conduzidas pela técnica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Vanessa Weber, responsável pela articulação entre as Delegacias Regionais de Saúde (DRS) e pela coordenação institucional das visitas. Na ocasião, foi possível conhecer o modelo estadual de regulação integrada abrangendo urgência, hospitalar e ambulatorial, a organização do estado em 18 Delegacias Regionais de Saúde, com fluxos pactuados, além da governança regional e da visão sistêmica da rede assistencial.

Para o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, o intercâmbio fortalece a cooperação federativa e contribui para a qualificação da gestão do SUS. “A experiência reforça a necessidade de pensar a rede como um todo e orienta as ações da Programação Regional Integrada (PRI) em Pernambuco, a partir de uma lógica territorial e integrada”, destacou.
A agenda incluiu ainda visitas à 5ª Delegacia Regional de Saúde e ao Hospital Geral de Caxias do Sul, referência SUS integrada à regulação estadual, com atuação articulada junto a hospitais pactuados, como o Hospital Pompéia e o Hospital Virvi Ramos.