Na manhã desta sexta-feira (19), foi realizada mais uma plenária da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB-PE), via web, em caráter extraordinário. A reunião deveria pactuar a distribuição de novo montante de vacinas anti Covid-19 do Instituto Butantan, calculado em cerca de 400 mil doses. No entanto, houve uma quebra contratual entre o referido Instituto e o Ministério da Saúde, adiando a entrega dessas doses para a semana que vem. Também, não ficou claro o número de doses a ser entregues, o que entrou em conflito com o planejamento do Estado e dos Municípios quanto à vacinação. 

O Ministério da Saúde, também, divulgou uma ordem de vacinação geral para a população, havendo 29 grupos prioritários, gerando nos gestores da Saúde, a necessidade de reorganização quanto às vacinações em andamento e as que irão iniciar após a vinda de novas doses, uma vez que o plano estava organizado em 4 fases. 

Outro fator discutido durante a reunião foram os recursos da Portaria 3896, calculados em R$32.722.607,52, já recebidos pelo Estado com necessidade de pactuação CIB para distribuição. O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), José Edson de Souza, sugere que a avaliação seja realizada pela Câmara Técnica CIB antes da pactuação.

O Estado informou, ainda, a possível necessidade da adoção de medidas restritivas, nos meses de março e abril, onde pode haver agravamento da situação epidemiológica. O projeto de um novo hospital de campanha está em andamento com a instalação de 430 leitos. Pernambuco, atualmente, tem uma taxa de 84% de ocupação de leitos UTI.

Nova reunião CIB em caráter extraordinário deverá ser agendada logo antes do novo pronunciamento do Ministério da Saúde.