Em reunião, realizada em Brasília, nesta quinta-feira (23), o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, COSEMS-PE, Artur Belarmino, junto a Leidjane Virães, Secretária Municipal de Saúde de Abreu e Lima e Ataly Borba, Coordenadora de Planejamento em Saúde de Abreu e Lima, reuniram-se com o Ministério da Saúde para tratar da regionalização da saúde.

Na ocasião, o grupo de trabalho foi recebido pelo Dr. Aristides Vitorino de Oliveira Neto, Diretor de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES), pasta que tem a responsabilidade pelo controle da qualidade e avaliação dos serviços especializados disponibilizados pelo SUS à população.

Nesse encontro foi discutido o financiamento tripartite da Regionalização da Rede Materno Infantil da I Microrregião de saúde, tendo sido identificado como potencial para o processo de Regionalização o Hospital e Maternidade Abreu e Lima – HMAL. Dessa forma, ficou deliberado o levantamento da contrapartida da União e posteriormente uma nova agenda para definir o financiamento de cada ente federativo.

“Foi fundamental esse encontro para o fortalecimento da regionalização da rede materno infantil na I microrregião região de saúde, com o objetivo de garantir uma assistência ao parto de forma equânime, segura com a vinculação da gestante e acesso em tempo oportuno. Além do uso racional dos recursos financeiros e assistenciais”, pontuou Leidjane Virães, Secretária Municipal de Saúde de Abreu e Lima.

Para o presidente do COSEMS-PE, esse tipo de relação é de extrema importância para a saúde dos municípios. “Nosso papel é estar próximo às entidades de saúde, buscando melhores condições para a população. Seja ela de cunho estadual ou federal”, comentou Artur Belarmino.