Na tarde de ontem (15), representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e secretários municipais de Saúde participaram de uma reunião, via web, com representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE). O CREMEPE se posicionou com o objetivo de contribuir para o encontro de soluções mediante os rumos da pandemia por Covid-19 em alinhamento com os municípios pernambucanos.

Foi ressaltada a preocupação de ambos conselhos com a falta de número suficiente de doses de vacinas, assim como o descumprimento dos cidadãos às medidas sanitárias traduzidas em distanciamento social, higiene com as mãos e uso de máscara. O CREMEPE intensificou a importância de vacinar todos os profissionais da saúde que lidam, diariamente, com a exposição ao vírus que, atualmente, possui quatro variantes confirmados e duas variantes em estudo. Uma das sugestões é o devolvimento de possíveis doses de vacina que sobraram nos municípios que encerraram a vacinação de seus trabalhadores da saúde para que outras regiões, também, possam fazê-lo. 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, esteve presente na reunião e anunciou a previsão da chegada de mais de 5 mil doses da vacina Coronavac a Pernambuco até o final de março, montante a ser direcionado à finalização da vacinação da população idosa. André Longo reforça que a distribuição das doses aos municípios é realizada de forma igualitária havendo diferenças no andamento do processo por causa das estratégias individuais utilizadas por cada município. O secretário confirmou o início de novo período de medidas restritivas, em todo o estado, que inicia às 20h desta quarta-feira (17). 

O presidente do COSEMS-PE, José Edson de Souza, ressalta a capacidade que o país tem de vacinar toda a população mediante do trabalho dos municípios com distribuição de doses sempre pactuada nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB-PE). “Infelizmente, não vacinamos todos pois a vacina não chegou, mas temos o compromisso e a determinação de fazer a vacina chegar até a população”, explica.