O presidente do COSEMS/PE, Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima, juntamente a presidentes dos COSEMS de todo o país, a assessores do Projeto Regionalização, a coordenadores de Macrorregião e a membros do Grupo Executivo Ampliado, compreendendo representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) participaram, durante toda a última quarta-feira (05), da Oficina de Alinhamento. O evento, que finalizou na quinta-feira (06), aconteceu em Brasília/DF e teve como temática principal de discussões o Projeto Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde. Para Pernambuco, a região contemplada com esse projeto é a Rede PEBA ( Pernambuco-Bahia).

Foto: CONASEMS

Entre os assuntos abordados estão o balanço do Projeto Regionalização 2020, próximas atividades, a exemplo da mobilização de técnicos municipais e estaduais, calendário de reuniões/oficinas, metodologia e avaliação. “Fizemos uma avaliação da situação de saúde da região, analisando os problemas prioritários e os resultados para a sociedade esperados, assim como estratégias para o enfrentamento desses problemas. Também lançamos um olhar para a Rede de Assistência à Saúde quanto aos Sistemas de Apoio e Diagnóstico e os Sistemas de Apoio Logístico”, explica o presidente do COSEMS/PE, Orlando Jorge. 

Foto: CONASEMS

Das discussões, resultará a construção de uma proposta com diretrizes de implementação do Painel de Indicadores Macrorregional que conterá metas e indicadores de monitoramento a partir das estratégias apontadas em cada Macrorregião.