O COSEMS-PE participa, nesta sexta-feira (28.04) de Audiência Pública, a partir das 10h, sobre o dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, na Câmara Municipal do Recife. Dr. Paulo Dantas, Assessor Técnico do COSEMS-PE, participará do debate, que ocorrerá no Plenarinho da Casa José Mariano por convocação do vereador e coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio.

Na pauta, a necessidade de ações assertivas para evitar o número alarmante de mortes de pessoas em seu ambiente de trabalho. Em todo o mundo, todos os anos são registrados cerca de 270 milhões de acidentes e 160 milhões de pessoas com doenças relacionadas ao trabalho. Isso representa mais de 5 mil mortes por dia e um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países. Além de poupar vidas, agir de forma preventiva é fundamental para amenizar a ocupação de leitos também da rede pública de saúde (SUS).

Entre os debatedores também estarão Eugenia Gonçalves, representando a CUT-PE; o deputado Federal Carlos Veras; o desembargador Federal do Trabalho da 6ª Região e Gerente Regional do Programa Trabalho Seguro, Dr. Fábio André de Farias; Dr. Jarbas Barbosa, diretor da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde ( por vídeo); a Secretária de Saúde do Recife, Dra. Luciana Albuquerque; Oscar Correia, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Admilson Machado Ramos, diretor do Sindsprev-PE, e consultor do Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente Saúde, Trabalho e Tecnologia.