Nos dias 03 e 04 de dezembro, o município de Ouro Preto (MG) sediou a última edição da Reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares) em 2025. O encontro reuniu presidentes de COSEMS, secretários municipais de saúde de capitais e representantes estaduais para discutir temas estratégicos da gestão municipal do SUS. O COSEMS Pernambuco esteve presente com seu presidente, Elidio Moura; o conselheiro fiscal e secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim; e a coordenadora das apoiadoras, Alexandra Machado.

A programação teve início com a exibição do episódio de Campinas (SP), que integra a 2ª temporada dos webdocumentários do projeto ImunizaSUS. Em seguida, o debate sobre Fibrose Cística ganhou destaque, com especialistas discutindo a incorporação do medicamento ELX/TEZ/IVA no SUS, analisando o processo, seus impactos clínicos e a importância do monitoramento em saúde. O momento contou com a participação de Verônica Stasiak (Instituto Unidos Pela Vida), Dra. Luciana Monte (Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística) e Dr. Luiz Vicente (Instituto da Criança – HCFMUSP).

Ainda no primeiro dia, os participantes acompanharam o lançamento do Curso de Aperfeiçoamento em Oncologia na Atenção Primária à Saúde, desenvolvido em parceria com o A.C. Camargo Cancer Center. Também foi apresentada a nova versão dos Painéis Conasems, com destaque para a ferramenta Quanto Custa, que já está disponível para apoiar os gestores municipais na organização financeira e assistencial.

No segundo dia, o Conares promoveu uma análise de conjuntura, discutiu deliberações relacionadas ao Congresso do Conasems de 2027 e acompanhou o panorama nacional da adesão ao Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da APS. A diretora financeira do Conasems, Cristiane Pantaleão, apresentou os resultados da iniciativa, que alcançou adesão de 100% dos municípios brasileiros. A assessoria técnica também detalhou as pactuações e desdobramentos da última reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Representando Pernambuco, Elidio Moura destacou a importância do encontro para fortalecer o diálogo nacional entre os COSEMS: “O Conares é um espaço estratégico para alinharmos prioridades, compartilharmos soluções e assegurarmos que as demandas dos municípios de Pernambuco estejam conectadas às discussões nacionais. Saímos deste encontro com ferramentas ainda mais robustas, especialmente com os novos Painéis Conasems, que vão ampliar nossa capacidade de planejar e qualificar a gestão municipal da saúde”.