Maria Clara Albuquerque
DRT/PE 4916

Iniciou na última quarta-feira (23) e durou até a sexta-feira (25), a Feira de Negócios Hospital MED 2019, uma parceria entre a instituição que leva o nome do evento e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE). O stand do COSEMS/PE contou com a participação dos municípios vencedores das três Mostras, ocorridas durante o ano de âmbitos estadual, Norte e Nordeste e nacional, que apresentaram experiências exitosas com o Sistema Único de Saúde (SUS). A Feira realizou-se no Centro de Convenções de Pernambuco, que fica no município de Olinda/PE. 

No primeiro dia da Feira, o município de Arcoverde apresentou uma experiência com Auriculoterapia como uma ferramenta de controle da ansiedade e diminuição do índice de tabagismo, na cidade. Já o município de Aliança apresentou seu trabalho exitoso com os idosos de seu território e o alcance de uma melhor qualidade de vida através do monitoramento de índices como glicemia e pressão arterial e de atividades físicas com acompanhamento fisioterapêutico. 

“O primeiro dia da Feira foi muito proveitoso com interesse e participação ativa do público. A Feira foi linda com muita oferta de produtos e novidades tecnológicas que puderam ser úteis às Secretarias Municipais de Saúde. Por ser um evento exclusivo da área, é, também, uma oportunidade de compartilhamento e troca de experiências que pode inspirar e enriquecer o processo de trabalho dos municípios”, diz a assessora técnica do COSEMS/PE e coordenadora estadual da 3ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS, Camila Sihler. 

Na quinta-feira (24), foi a vez dos municípios de Paudalho e Limoeiro. Paudalho trouxe um trabalho de números expressivos, na cidade, referente à importância do teste da linguinha para crianças de 0 a 6 meses de idade com a finalidade de detectar e encaminhar para cirurgia casos de anquiloglossia, ou seja, “língua presa”. “Em um período de 12 meses, realizamos mais de 500 testes e mais de 100 cirurgias. Tem sido uma ação que contribui para a mudança de muitas vidas, uma vez que a língua presa pode trazer complicações na fala, na deglutição, na amamentação e na sucção”, diz o coordenador de Saúde Bucal de Paudalho, Pietro Reis Lopes. Já Limoeiro trouxe a experiência do atendimento noturno com o projeto Corujão e Sabadão da Saúde, que oferecem atendimento semanal em horários não comerciais contribuindo para uma maior participação dos homens e população de zona rural no cuidado com a saúde.

No último dia da Feira de Negócios do Hospital MED 2019, ocorrido na última sexta-feira (25), o stand do COSEMS/PE recebeu os municípios de Riacho das Almas e Recife. Riacho das Almas venceu as três Mostras de 2019 em 1° lugar nas categorias as quais concorreu com um trabalho realizado com usuárias da Saúde Mental da Vila do Vitorino. Como ferramenta de combate à ansiedade e empoderamento feminino, o município estabeleceu parceria com a comunidade de Hare Krishnas Vraja Drama, que contribuiu com oficinas de culinária vegana e práticas integrativas e complementares como a meditação. Muitas das mulheres que participaram do projeto adquiriram uma nova fonte de renda. O município de Recife trouxe materiais e informações sobre um trabalho que vem sendo realizado desde o pós carnaval de 2018, quando foi apresentada uma positividade de 10% de Sífilis, na cidade. Todos os profissionais de Saúde do município se envolveram em uma grande ação que abarcou formação e qualificação, monitoramento de indicadores e aumento de testes rápidos. Atualmente, 97% das unidades de saúde do município estão ofertando tratamento com penicilina.