O COSEMS-PE marcou presença, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2025, na 373ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada no Ministério da Saúde, em Brasília. O encontro reuniu representantes de todo o país para discutir pautas estratégicas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o aprimoramento da gestão municipal.

Representando os secretários e secretárias municipais de saúde de Pernambuco e do Brasil, o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, destacou a importância da participação ativa dos municípios na construção das políticas nacionais. “Estivemos aqui no Conselho Nacional de Saúde, em Brasília, na 373ª reunião do Pleno do Conselho, onde estamos representando todos os secretários e secretárias municipais de saúde do Brasil. Foram tratados sobre pontos importantes da política nacional de saúde pública, como emendas parlamentares, a política nacional de HIV/Aids, dentre outras políticas que repercutem muito na saúde pública municipal e de todo o território nacional”, contou Elídio Moura, presidente do COSEMS-PE.

Durante os dois dias de atividades, o Pleno do CNS analisou e deliberou sobre temas centrais da política nacional de saúde, como a nova Política Nacional de Regulação (PNR); encaminhamentos das Conferências de Saúde; avaliação de cursos da área da saúde; debate sobre financiamento do SUS e emendas parlamentares; ações relacionadas ao Dezembro Vermelho; além dos desdobramentos da Conferência Global sobre Clima e Saúde (COP 30) e suas implicações para as políticas públicas.

Com presença constante nos espaços de pactuação e deliberação, o COSEMS-PE reforça seu compromisso com a defesa do SUS, o diálogo federativo e o fortalecimento da gestão municipal de saúde.