
Teve início neste domingo, 15 de junho, o 38º Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), considerado o maior evento de saúde pública do mundo. A programação segue até a próxima quarta-feira, dia 18, no centro de convenções Expominas, em Belo Horizonte (MG).



O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) participa do congresso como expositor, com um estande temático que valoriza as raízes nordestinas, especialmente a cultura pernambucana. O espaço tem encantado os congressistas com comidas típicas, elementos culturais e adereços regionais, promovendo um ambiente de acolhimento e identidade.

O primeiro dia de evento também foi marcado pela realização da 20ª Mostra Brasil “Aqui Tem SUS”, que contou com a apresentação de 26 experiências exitosas desenvolvidas por municípios pernambucanos. As iniciativas, selecionadas por sua relevância e impacto local, foram compartilhadas com o público presente e estão concorrendo à premiação nacional. A mostra é reconhecida como um importante espaço de valorização de boas práticas em saúde pública e de fortalecimento do SUS nos territórios.

Para Camila Sihler, coordenadora da Mostra Pernambuco, o momento representa o reconhecimento do trabalho feito nos municípios: “A Mostra Pernambuco é um espaço de celebração das boas práticas que nascem no cotidiano das cidades e fazem a diferença na vida das pessoas. É um momento único, em que experiências locais ganham visibilidade nacional, mostrando que é possível inovar com compromisso e criatividade. Ver essas 26 experiências pernambucanas sendo apresentadas e reconhecidas aqui em Belo Horizonte nos enche de orgulho e mostra que o SUS que dá certo passa, sim, pelos municípios”, enfatizou.

O presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, também fez uma avaliação positiva da estreia do congresso: “É com muito orgulho que participamos mais uma vez deste que é o maior congresso de saúde pública do mundo. Pernambuco trouxe 26 experiências exitosas para a Mostra ‘Aqui Tem SUS’, reforçando o compromisso dos nossos municípios com uma gestão qualificada e inovadora. Neste primeiro dia, já sentimos a força do intercâmbio entre gestores de todo o país, trocando vivências e fortalecendo as políticas públicas de saúde. O COSEMS-PE está aqui como expositor, mostrando com muito carinho as nossas raízes e reafirmando o protagonismo do Nordeste na construção de um SUS mais forte e resolutivo”, destacou.
Tradicional no calendário de gestores e profissionais da saúde, a 38ª edição do Congresso do Conasems é um espaço estratégico para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, especialmente em um contexto de renovação de mandatos e chegada de novos gestores municipais. Ao reunir tanto os mais experientes quanto os recém-empossados, o evento se consolida como um fórum qualificado de debate e troca de experiências sobre os principais desafios e avanços do SUS no país.
Um dos temas centrais do congresso é o planejamento integrado da saúde municipal. Em 2025, os municípios deverão elaborar seus Planos Plurianuais (PPA) e os respectivos Planos de Saúde. A articulação entre esses instrumentos e a gestão local será fundamental para garantir efetividade nas políticas públicas. O Conasems tem colocado esse debate em pauta, defendendo a necessidade de alinhamento dos planos municipais com as diretrizes estaduais e federais.
A programação desta segunda-feira (16) segue intensa, com diversas atividades voltadas à qualificação da gestão e fortalecimento do SUS. Estão previstas novas apresentações da Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, além da realização da Assembleia do Conares. O espaço Conasems em Cartaz contará com uma série de cursos e lançamentos, entre eles: “Boas Práticas no Manejo da Vacina da Dengue”, “Doença de Alzheimer e seu Impacto na Sociedade”, “Cuidados Integrados em Infecções Respiratórias na Atenção Primária à Saúde” e “Aperfeiçoamento em Oncologia na Atenção Primária à Saúde”. Também serão lançadas as publicações do projeto ImunizaSUS, o Manual Saúde Redes, e o Guia de Implantação do Cuidado Farmacêutico, além dos cursos sobre Assistência Farmacêutica e o projeto “Viva – Saúde Cardiovascular”.
Durante o dia, os participantes ainda contarão com atividades no Espaço de Apoio à Gestão, ações do programa Mais Conasems, apoio à temática da oncologia e discussões sobre a relação entre a gestão e os órgãos de controle.
A abertura oficial do congresso está marcada para a noite desta segunda-feira, a partir das 19h.





