Nos dias 30 e 31 de novembro, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, COSEMS-PE, esteve presente, em Brasília, no Seminário Ser Gestor SUS – Rede CONASEMS/COSEMS, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Na ocasião, aconteceu o lançamento do “Ser Gestor SUS – 2025”, que tem por objetivo incentivar o uso da ferramenta voltada à capacitação de profissionais que atuam, na instância municipal, no Sistema Único de Saúde (SUS).
“É de extrema importância para nós estarmos presente em um encontro como esse, que ao mesmo tempo que proporciona reflexões, fortalece a gestão municipal da saúde. Nós, como conselho, estamos prontos para oferecer apoio e suporte para que a saúde pública se fortaleça e se consolide em seu processo de regionalização”, comentou Artur Belarmino, presidente do COSEMS-PE.
Na ocasião do seminário foi contextualizado todo o conteúdo que compõe a grade de 180h do Ser Gestor SUS – 2025. A capacitação está organizada em três módulos: Gestor SUS; Modelos de Gestão e Atenção; e Regionalização e Governança na Saúde. Para esta edição, o CONASEMS desmembrou o conteúdo em teleaulas, livros digitais e materiais complementares.
O próximo encontro da Rede de Apoio CONASEMS/COSEMS será durante o XXXVVIII Congresso do Conasems, em Belo Horizonte (MG), de 15 a 18 de junho de 2025, que já está com inscrições já abertas.
Representando o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, COSEMS-PE, estiveram presentes: Arthur Belarmino, presidente do COSEMS-PE; Elídio Moura, vice-presidente; a diretoria ampliada composta por Samara Callou, Lisbeth Rosa e Zelma Pessoa; Inês Costa, como coordenação do apoio e as apoiadoras e apoiadores.