Na manhã da última terça-feira (29), aconteceu, na sede da Secretaria de Saúde (SES), no Bongi, a reunião da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB/PE). Durante o encontro, foi discutido temas de grande importância para a saúde da população pernambucana, como por exemplo, recursos financeiros da Política de Vigilância em Saúde (PV-VISA). Foram abordadas questões relacionadas às pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei, visando principalmente melhorar a assistência à esse público.

“Pautas como essas têm o potencial de impactar diretamente na qualidade de vida da população e reforçam o compromisso com a construção tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco”, comentou Artur Belarmino, presidente do COSEMS-PE.  “Nosso trabalho com os municípios visa, sempre, o aprimoramento dos serviços prestados”, finaliza.

Outro ponto debatido foi a otimização dos serviços de assistência farmacêutica, com foco na melhoria da distribuição de medicamentos. Além disso, foi feita uma articulação sobre o PMAE e as cirurgias eletivas no estado, fundamentais para a redução de filas e a melhoria do acesso a serviços de saúde.

“Como representante do COSEMS-PE, ressaltamos a fundamental importância do conselho para a tomada de decisões nas melhorias da saúde da população”, disse Lisbeth Rosa, Secretária de Saúde do município de Serra Talhada, que esteve na reunião, replanejando o COSEMS-PE.