O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, COSEMS PE marcou presença na abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, que aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda. Para este ano, a organização do evento trouxe o tema “Rumo à Excelência na Gestão Pública”, que traz a discussão em volta das políticas e dos serviços ofertados pelos municípios aos cidadãos pernambucanos.

“Sabemos que enfrentamos desafios diversos, mas reconhecemos as oportunidades que se apresentam quando nos unimos em prol de um objetivo comum: o bem-estar de nossos munícipes”, afirmou o presidente da Amupe e prefeito da cidade de Paudalho, Marcello Gouveia.

A cerimônia de abertura contou com a presença de senadores (Tereza Leitão, Humberto Costa e Fernando Dueire), dos ministros (André de Paula e Luciana Santos), a governadora Raquel Lyra e prefeitos de diversas cidades como Luperio (Olinda), João Campos (Recife) e a ex-presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Marcia Conrado.

Foto:

“Participamos hoje da sessão solene, que aconteceu no Centro de Convenções e contou com as principais representações políticas. Estar lá é uma oportunidade de escutar, de fato, as linhas gerais do Congresso da AMUPE, que esse ano traz a Caravana Federativa e mais de 30 ministérios que vão atender dúvidas dos municípios e também interesses específicos de áreas técnicas, a exemplo da saúde. É uma oportunidade de grande valia e troca entre os municípios”, comentou Artur Belarmino, presidente do COSEMS PE.

O congresso, que acontece de segunda (15) até a quarta-feira (17), conta com Feira de Expositores, salas temáticas e palestras e é organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco, Amupe.

Caravana Federativa
Nesta 7ª edição, o congresso vai contar com uma novidade: a Caravana Federativa.
A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O foco é a aproximação do governo federal com os estados e municípios, por meio da troca de informações e da articulação de ações conjuntas.
Na ocasião, os congressistas contarão com espaço de atendimento e informação para os municípios, com a presença de 36 ministérios e 3 secretarias do Governo Federal.